A BMW R 1250 R serviu de base para a customização da naked alemã que divide boa parte de seus componentes com a R 1250 RT, modelo que está disponível no mercado brasileiro e que você confere mais detalhes a respeito clicando aqui.
Esta BMW foi idealizada pela Renard Speed Shop, uma oficina conceitual na cidade de Tallin, na Estônia, país que um dia pertenceu a extinta União Soviética.
A BMW R 1250 R customizada pela Renard, batizada de Landspeeder, foi claramente inspirada nas motos carenadas utilizadas para disputar o recorde de velocidade no deserto de Bonneville.
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Além da carenagem integral
A maioria dos componentes originais da BMW R 1250 R foram mantidos na Landspeeder. A suspensão dianteira ganhou novo ângulo de cáster mais aberto com a adoção de novas mesas que mudaram a medida de trail também.
Os semi-guidões são parte da mesa superior e sugerem posição de pilotagem debruçada sobre o tanque. A imensa carenagem que envolve a moto deixa somente os dois cabeçotes negros do motor boxer de 136 cv à mostra.
O sub-chassi foi mantido para sustentar o pequeno e fino assento que parece flutuar na traseira da moto, logo atrás dele a minúscula lanterna.
Ladeando o banco e lanterna traseira duas ponteiras que foram construídas para a Ducati Panigale dão um tom ainda mais esportivo ao projeto.
Detalhes bem cuidados
A Renard Speed Shop cuidou bem de todos os detalhes da BMW R 1250 R Landspeeder. Toda a carenagem foi feita em alumínio, tem na parte dianteira uma bela moldura em alumínio polido que realça a bela grade do radiador.
Curiosidades
Alguns componentes não puderam ser trocados ou modificados por conta da sensível eletrônica atual, já que sua substituição poderia comprometer o bom funcionamento da motocicleta. Dois exemplos são: o painel em TFT e a bomba de combustível e seus sensores.
Beleza e funcionalidade
Sem dúvida a BMW R 1250 Landspeeder é uma obra de arte, mas poucas vezes motos conceituais como estas oferecem também boa ergonomia ou dirigibilidade.
Afinal, pilotar praticamente deitado e sentado sobre um banco que não parece nada macio, é coisa de quem vai subir na moto para fazer arrancadas ou bater recordes de velocidade e só.
Mas a beleza de um protótipo como este e seu estilo monumental, sem dúvida podem deixar o piloto quase irresistível. O que você acha?