A Triumph revelou a linha 2024 da Tiger 1200 na Europa trazendo melhorias que visam deixar a maxitrail mais refinada, mirando sua principal concorrente, a BMW R 1300 GS, lançada ano passado no exterior e que desembarca no Brasil nos próximos meses.
Segundo a Triumph, as atualizações para a linha Tiger 1200 incluem mudanças no motor, ergonomia otimizada e mais conforto na pilotagem. Confira mais detalhes nas próximas linhas.
A big trail inglesa segue utilizando o motor de três cilindros em linha e 1.160 cm³ de capacidade, usina que rende 150 cv de potência a 9.500 rpm e torque máximo de 13,2 kgf.m a 9.500 rotações por minuto.
Porém, o propulsor recebeu mudanças no virabrequim, no rotor do balanceador e no acelerador e no alternador. Segundo a Triumph, elas otimizaram o equilíbrio, a inércia e a calibração eletrônica da moto, oferecendo uma entrega de torque ainda mais suave e precisa, principalmente em baixas rotações.
LEIA MAIS:
Os cuidados com sua moto e sua importância para uma pilotagem segura
Kawasaki Versys 650 TR: ótima no trânsito e com dotes de Big Trail para viagens
Honda pode lançar aventureira de entrada com porte da Himalayan
A embreagem também foi modificada, agora conta com uma nova e mais longa alavanca, além de apresentar engates mais suaves e leves.
Mais melhorias para a Triumph Tiger 1200 2024
Os modelos GT Pro e GT Explorer agora conta com apoios para os pés mais recuados, permitindo maior distância ao solo nas inclinações e evitando contato com o asfalto.
Já nas suspensões, a função Active Preload Reduction, introduzida ano passado na linha, passa a ser de série em todos os modelos. Ela reduz em até 20 mm a altura do assento – que também foi redesenhado nesta virada de ano para uma versão mais plana e que oferece mais liberdade de movimentos para o piloto.
De resto, a linha Tiger 1200 preservou os seus já conhecidos predicados. Em termos de eletrônica ela segue com ABS em curvas, controle de tração e de cruzeiro, assistente de partida em subidas, luzes auxiliares e faróis em LED, além de radar nas versões Explorer.
Na Europa, a Triumph Tiger 1200 está disponível em quatro variantes: GT Pro, Rally Pro, GT Explorer e Rally Explorer. Seus preços partem de 22.645 euros, algo em torno de R$ 121 mil em conversão direta. Ainda não há informações sobre a estreia destas atualizações no Brasil.