A Triumph finalmente está de volta ao segmento de motos carenadas com a apresentação da nova Speed Triple RR. A marca inglesa fez algum mistério nas últimas semanas divulgando teasers do modelo, e realizou a apresentação oficial de sua nova roadster baseada na Speed Triple RS nesta terça-feira, 14 de setembro.
Os engenheiros de Hinckley aproveitaram o que há de melhor na naked lançada pela Triumph em maio, incorporaram uma nova e estilosa carenagem que a deixam com visual de café racer, farol redondo em LED, semiguidão e suspensão semi-ativa.
Assim como a irmã naked, a nova Triumph Speed Triple 1200 RR usa o motor de três cilindros de 1.160 cm³ com componentes internos para oferecer mais potência e torque em todas as rotações. Ele entrega potência máxima de 180 cv a 10.750 rpm e 12,75 kgf.m de torque em 9.000 giros, usina ligada a uma transmissão de seis velocidades com embreagem assistida.
A nova Speed Triple RR tem posição de pilotagem pensada para oferecer conforto em uso nas estradas, mas também é adequada para uso em pista. A posição dos pedais foi revisada, assim como a do guidão, que está posicionado 135 mm mais abaixo e 50 mm à frente em relação ao usado na RS.
Uma das mudanças que a Speed Triple RR traz em relação a RS fica por conta das suspensões com regulagem eletrônica. Assinadas pela sueca Öhlins, ela traz sistema semi-ativo Smart EC 2.0 na dianteira e na traseira. A embreagem também foi ajustada para a proposta da moto, garantindo melhor desempenho nas trocas, além de conforto e controle.
Veja também:
Equipamentos de segurança vão muito além do capacete
Buell retorna e inicia lançamentos com a Hammerhead 1190RX
Chega ao Brasil a CBR 1000RR-R Fireblade SP mais potente da história
As alterações nas configurações são gerenciadas pelo painel em TFT e proporcionam um ajuste contínuo de compressão e liberação, sempre considerando o modo de pilotagem e o perfil do motociclista.
A Speed Triple RR vem com sistema de freios Brembo Stylema com pinças monobloco e discos flutuantes de 320 mm na frente e um disco único de 220 mm na traseira. Ela ainda vem com rodas de alumínio de 17 polegadas calçadas com pneus Pirelli Diablo Supercorsa SP V3.
No que diz respeito a tecnologia ela oferece o que está disponível na Speed Triple 1200 RS. O painel em TFT colorido tem uma tela de 5 polegadas e traz sistema de conectividade My Triumph, compatível com Android e iOS e permite ao usuário conectar seu smartphone a moto para fazer e receber ligações, ouvir música, usar GPS e GoPro.
Ela também é equipada com uma IMU de última geração que monitora a atuação do ABS em curvas e do controle de tração. A central também faz a aferição de aceleração, frenagem, ângulo de inclinação e vários outros parâmetros em tempo real.
A nova Speed Triple 1200 RR está disponível em duas opções de cores: uma mescla tons de branco e cinza, enquanto a outra combina pinturas em vermelho e cinza, ambas com detalhes em dourado. Assim como todas as motocicletas Triumph, ela possui vários acessórios originais voltados a personalização.
O modelo chega ao mercado europeu em dezembro, ao preço sugerido de 20.850 euros, algo em torno de R$ 178 mil em conversão direta.
A pergunta que não quer calar: será que a veremos no Brasil. Como a conversão feita no parágrafo anterior acusa um valor elevado, acreditamos que será meio difícil vê-la por aqui. Porém vale destacar que a palavra final fica por conta da Triumph.