A Triumph colocou fim nas especulações ao revelar finalmente sua nova Scrambler 1200 nas versões XC e XE nesta semana, na Inglaterra. Como era esperado, as novas motos aliam o estilo clássico com mecânica moderna e foram desenvolvidas com foco no off-road respeitando o legado deixado por modelos como a T-120TT, T120C e TR6’C, esta última bastante ligada ao piloto e ator de Hollywood, Steve McQueen.
No visual, a moto conserva o escape duplo alto ao lado direito de suas versões anteriores e exbibe suspensões de longo curso totalmente ajustáveis da Showa na dianteira e Öhlins na traseira. O conjunto de freios com pinças Brembo também é comum para as versões XC e XE.
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Já no motor, que é o mesmo bicilíndrico paralelo OHC de 1 200 cm³ e de arrefecimento líquido que impulsiona outras clássicas da marca, pequenos ajustes para conseguir mais potência e força do que na Bonnie. São 90 cv a 7 400 rpm, enquanto o torque é de 11 kgf.m disponíveis já nos 3 950 giros. Números devidamente geridos pelos cinco modos de pilotagem e pelo controle de tração desligável. Assim como os freios ABS. O câmbio é de seis velocidades e conta com embreagem assistida para reduzir o esforço do piloto.
Por falar em eletrônica, a nova Scrambler 1200 já vem de série com um belo painel TFT e comandos iluminados nos punhos, que seguem a configuração joystick heradada da linha Tiger. A clássica ainda é a primeira moto do mundo equipada com um modo de conectividade Bluetooth exclusivo para configurar as GoPro. Além das câmeras de ação, a moto ainda traz um sistema de navegação “turn-by-turn” desenvolvido em parceria com o Google. Piloto automático e tomada USB completam o conjunto.
Off-road de verdade
Com suspensões de 200 mm de curso e o jogo de pneus Metzeler Tourance sem câmara, a versão de entrada da Scrambler, a XC, já aceita incursões fora do asfalto. Mas, a top de linha XE é o que realmente esperávamos quando a Triumph anunciou que a nova Scrambler seria forte no off-road.
A moto vem com suspensões de 250 mm de curso e uma Unidade de Medida Inercial (IMU) para auxiliar os sistemas eletrônicos e conferir atuação em curvas no ABS e um sexto modo de pilotagem. Tudo isso pesando 207 kg a seco, dois a mais do que a versão XC.
As versões XC e XE da nova Triumph Scrambler 1200 chegam às concessionárias europeias em 2019. Os preços ainda não foram anunciados, mas a marca inglesa prometeu revela-los em 14 de dezembro.