Para quem gosta de motovelocidade e é apaixonado pelas motos de dois tempos, a Suzuki RGV500 imortalizada pelo piloto texano Kevin Schwantz no mundial de MotoGP, com a qual conquistou sua primeira vitória no certame e que carregava à época as cores da Pepsi nas carenagens é inesquecível.
Mas foi com as cores da Lucky Strike que ele foi campeão em 1993 e entrou para o hall da fama da motovelocidade.
E nossos colegas asiáticos do portal Young Machine nos mostram como a réplica ficou espetacular.
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Detalhes do mito chamado Suzuki RGV500
O japonês Kenzaburo Kawashima é conhecido no Japão por ter pilotado motos Suzuki e por ter participado dos campeonatos japoneses de motovelocidade e das 8 horas de Suzuka. Hoje comanda a oficina Kenz Sports, a qual faz restaurações e réplicas de motos de corrida.
A pedido de um cliente, Kenzaburo construiu uma réplica da Suzuki RGV500 de Kevin Schwantz de 1988, sobre uma RG500, modelo de rua da marca com motor dois tempos de quatro cilindros. O projeto demorou dois anos e meio para ser concluído, mas pelas fotos você deve concordar que valeu a pena, não?
Para chegar a ela Kenzaburo visitou o museu histórico Suzuki em Hamamatsu e investigou minuciosamente as máquinas reais em exibição. A moto foi replicada da maneira mais fiel possível e Kenzaburo teve o cuidado de encontrar o equilíbrio para deixá-la o mais próximo possível da moto de Schwantz, inclusive na posição de pilotagem.
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Kenzaburo construiu boa parte das peças da moto, inclusive sub-chassi, escapamentos dimensionados e carenagens. Outras partes da moto ele adaptou de outros modelos, como a balança da suspensão traseira (vinda de uma RGV 250), as rodas de três raios e a suspensão dianteira.
No projeto Kenzaburo teve sempre em mente conseguir o desempenho da moto o mais próximo possível da moto do mundial de Schwantz. O motor de quatro carburadores é capaz de girar até as 12.000 rpm redondo.
O sistema de escape é uma obra de arte, repare nas fatias dos tubos dimensionados marcadas pela bela solda. Os tubos foram entrelaçados para equilibrar seus comprimentos e assim tirar melhor rendimento do motor.
Outros detalhes importantes na exímia aparência do projeto são: o tanque (também oriundo de uma RGV250), que também emprestou sua balança traseira, o seu bocal, os discos de freio fabricados pela Sunstar e as pinças R da AP. O reservatório de óleo dois tempos sob o tanque de combustível também foram desenvolvidos pelo japonês.
As aranha que sustentam a carenagem dianteira também seguem fielmente as utilizadas na moto original de Kevin Schwantz, assim como a mesa superior usinada especialmente para o projeto. Até a inclinação do assento segue a posição original do piloto texano.
A moto ficou incrível e trabalho de Kenzaburo merece elogios, você não acha?