A Suzuki revelou o scooter elétrico e-Address durante a Bharat Mobility Global Expo 2025, feira de mobilidade realizada na Índia entre 17 e 22 de janeiro. A produção do modelo no país começa em março, com vendas previstas para abril nas concessionárias da marca.
Apesar do lançamento inicial na Índia, a Suzuki destacou em comunicado enviado à imprensa que o e-Address é um produto global. Ou seja, no futuro, estará disponível em outros mercados.
Como é o scooter elétrico da Suzuki
O scooter elétrico é baseado no Address, modelo à combustão da fabricante japonesa, mas com motor montado na balança traseira. Ele entrega 4,1 kW (cerca de 5,5 cv) de potência e 1,6 kgf.m de torque. Seu design moderno inclui rodas de 12 polegadas, suspensão dianteira com garfo telescópico e monoamortecedor traseiro.
O sistema de freios combina disco na frente e tambor atrás, com tecnologia regenerativa para recarga da bateria.
Bateria e autonomia do Suzuki e-Address
O e-Address utiliza baterias de fosfato de lítio ferro, com capacidade de 3,97 kWh. O tempo de recarga varia de aproximadamente 6 horas em carregadores portáteis para pouco mais de 2 horas em carregadores rápidos.
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Um detalhe: a bateria é fixa, ou seja, para carregar o scooter será preciso contar com o carregador portátil ou posicioná-lo em um local onde exista uma tomada. A autonomia chega a 95 km com uma carga completa, enquanto a velocidade máxima declarada é de 71 km/h.
Mais características
Entre os destaques, o modelo oferece três modos de pilotagem, farol LED com DRL, chave presencial e painel TFT com conectividade para smartphones.
Pelo aplicativo Suzuki Ride Connect-E, o piloto pode monitorar informações do scooter em tempo real. Além disso, o compartimento sob o banco oferece 17 litros de espaço para transporte de cargas.
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Preço e disponibilidade
Os preços do e-Address serão divulgados mais próximo ao lançamento oficial na Índia. No entanto, estimativas da mídia local indicam um valor entre 120.000 e 140.000 rúpias, o que equivale a aproximadamente de R$ 10 mil em conversão direta. Como mencionado, o modelo é considerado global pela Suzuki e deve chegar a outros países no futuro. Por fim: será que algum dia o veremos no Brasil? Tudo indica que dependerá apenas da estratégia da J. Toledo, representante Suzuki no Brasil.
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