A Suzuki Hayabusa está em sua terceira geração, e com isso a Casa de Hamamatsu deixa claro que não está mais na disputa por recordes de velocidade máxima em motos de rua de produção em série. Em vez disso, a Suzuki optou por refinar a experiência, criando uma superbike mais equilibrada e tecnologicamente avançada e que proporciona o máximo prazer em pilotar, afinal, a Hayabusa é a moto top de linha da marca, o máximo que a Suzuki tem a entregar.

No final do século passado, uma corrida armamentista eletrizante agitou o mundo das duas rodas: a busca pela moto de produção mais rápida do planeta. A Kawasaki com sua ZX-11 abriram a batalha no início dos anos 1990, em seguida chega a Honda com sua CBR1100XX Super Blackbird, mas foi a Suzuki Hayabusa que, em 1999, quebrou a barreira dos 300 km/h e se tornou um ícone incontestável de velocidade e potência. Quase 25 anos depois, o “Gavião Peregrino” continua a fascinar, e a Suzuki celebra seu legado com o lançamento de uma edição especial e exclusiva.

O coração da Hayabusa continua sendo seu motor de 1.340 cm³, que, embora com uma potência “moderada” de 190 cv, tem um torque fabuloso de 15,3 kgf.m mais do que capaz de levar a moto a velocidades impressionantes, mantendo a performance acima da barreira dos 300 km/h. O foco agora é em uma pilotagem mais controlada, segura e confortável.

Detalhes exclusivos e visual marcante
A edição especial que a Suzuki acaba de revelar para mercados selecionados é uma verdadeira obra de arte. Sua característica mais marcante é a nova e exclusiva pintura em azul e branco, que evoca um estilo clássico e ao mesmo tempo moderno. No tanque, um adesivo comemorativo deixa claro que não se trata de uma Hayabusa comum.

O conjunto estético é complementado pelos dois escapes com acabamento em cinza fosco — uma alternativa mais sofisticada ao tradicional cromo. A rabeta vem com uma capa removível, que confere um visual esportivo e aerodinâmico, pronta pronta para as estradas.
Ficha técnica
Especificação | Detalhes |
Motor | 4 cilindros em linha, 4 tempos, refrigeração líquida, DOHC |
Cilindrada | 1.340 cm³ |
Diâmetro x Curso | 81,0 mm x 65,0 mm |
Potência Máxima | 190 cv a 9.700 rpm |
Torque Máximo | 15,2 kgf.m a 7.000 rpm |
Alimentação | Injeção eletrônica |
Transmissão | 6 marchas, embreagem assistida |
Chassi | Dupla viga de alumínio |
Suspensão Diant. | Invertida KYB, totalmente ajustável |
Suspensão Tras. | Monoamortecedor KYB, totalmente ajustável |
Freios | Dianteiro: Duplo disco de 320 mm, pinças Brembo Stylema. Traseiro: Disco simples de 260 mm |
Pneus | Dianteiro: 120/70ZR17. Traseiro: 190/50ZR17 |
Peso em Ordem de Marcha | 264 kg |
Capacidade do Tanque | 20 litros |
Recursos | Suzuki Drive Mode Selector (SDMS), Controle de Tração, Controle de Largada, ABS com detecção de curva e Anti-lift, Quickshifter bidirecional. |