Vem aí o primeiro scooter elétrico da Suzuki! Trata-se da e-Burgman, que chega com formas interessantes e uma bateria capaz de movimentar um motor com potência máxima de 5,4 cv.
A mobilidade elétrica mudou a forma como as pessoas se deslocam diariamente, principalmente em ambientes urbanos. Nesse sentido, os scooters elétricos expandiram-se mundo afora.
Fabricantes como a Piaggio, Yamaha ou Honda já trabalham ou apresentaram modelos 100% elétricos. E a Suzuki fará isso em breve com um dos seus principais produtos.
Assim sendo, o Suzuki e-Burgman está sendo finalizado, com ajustes e preparativos a todo vapor antes de ser lançado no mercado.
LEIA MAIS EM MOTOCICLISMOONLINE.COM.BR:
Detalhes do Suzuki e-Burgman
Conhecida na sua própria terra como Suzuki Skywave, a Burgman conseguiu firmar-se na Europa como um dos scooters mais atraentes e populares da categoria.
Famoso pelo seu bom comportamento e durabilidade, oferece uma ampla gama de versões que vêm chegando à família desde o seu lançamento, ocorrido em 1998.
A família Burgman é frequentemente utilizada pelos japoneses como laboratório de testes para o futuro. Em 2009, eles apresentaram um protótipo elétrico movido a hidrogénio.
Neste caso estamos falando de eletricidade, embora baseada exclusivamente em baterias. O formato elétrico chegará primeiro às escalas mais baixas da família Burgman, ou seja, nas motos de 125 cm³.
PARA NÃO PERDER NENHUM DETALHE, CLIQUE AQUI
E SIGA MOTOCICLISMO ONLINE NO GOOGLE NEWS
Mais atributos
Como principal característica, encontramos o formato de bateria removível. Uma bateria Mobile Power Pack-e desenvolvida pela Honda como parte do acordo formado pelos principais fabricantes japoneses: Honda, Kawasaki, Yamaha e a própria Suzuki.
Isso significa que o utilizador poderá aproveitar as vantagens de estações de carregamento comuns. O procedimento será muito simples: basta chegar em um posto, retirar a bateria descarregada da motocicleta, tirar uma cheia do visor e conectá-la.
Rápido e simples, embora no momento as taxas relacionadas ao serviço não tenham sido especificadas. Espera-se que o preço seja razoável.
Os benefícios da e-Burgman serão bastante discretos. Com carga máxima ele poderá percorrer cerca de 44 km em vias urbanas, uma boa distância para o dia a dia. A bateria será responsável por movimentar um motor com potência máxima de 5,4 cv, conforme citamos anteriormente.
Um valor modesto, mas racional tendo em conta que as primeiras especificações apontam para um peso de 147 quilos para um comprimento total de 1,82 metros.
No momento, o preço sugerido não foi revelado, embora informações vindas dos colegas de imprensa do exterior indicam que muito em breve a etapa comercial seja iniciada no Japão.
E você, o que achou desta novidade? Deixe sua opinião nos comentários!