Uma das motos mais vendidas do Brasil, a Honda Biz completa 25 anos de história no Brasil em 2023. Ela foi lançada por aqui em 1998 e ajustou a popularizar no país o segmento CUB (Category Upper Basic, em inglês – categoria básica superior, na tradução). Ao longo dessa trajetória, o modelo soma mais de 6 milhões de unidades produzidas.
“Comemorar os 25 anos da Honda Biz é um grande orgulho, pois é um modelo desenvolvido totalmente no Brasil, por brasileiros e para brasileiros. O modelo superou as expectativas quando lançamos, inclusive com uma campanha publicitária que marcou época. Hoje, muitas pessoas não identificam o que é uma CUB, elas conhecem a Biz e isso é resultado de um forte trabalho ao longo dos anos e da admiração aos clientes”, ressalta Marcelo Langrafe, Diretor Comercial da Honda Motos & CRM da Honda South America.
E falando em vendas, a Biz é figura frequente entre as motos mais emplacadas no Brasil, perdendo apenas para a Honda CG 160. De janeiro a agosto, a CUB contabiliza pouco mais de 131 mil emplacamentos, contra 277 mil de sua irmã de marca.
LEIA MAIS:
- Cada vez melhor! Vote no MOTO DE OURO e concorra a uma Bajaj Dominar 160
- DCT Tour: o desempenho do câmbio automatizado na estrada – e fora dela!
- Yamaha Lander e Honda Hornet são as motos mais buscadas no Brasil em agost
A evolução e a trajetória da Honda Biz no Brasil
Para falar um pouco sobre a Biz, precisamos voltar aos Japão dos anos 1950, mais precisamente o ano de 1958, quando a Honda apresentou na terra do sol nascente a Super Cub, moto que inaugurou a categoria e em pouco tempo tornou-se sucesso de vendas no mundo inteiro, cativando clientes de vários continentes nos anos 1960 e 1970.
O segmento CUB estreou no Brasil nos anos 1990 com o lançamento da Honda C100 Dream, inicialmente importada. Ela já estava em outros países há mais tempo, e para ser oferecida em solo brasileiro, recebeu adaptações para satisfazer as necessidades dos motociclistas locais.
E diante de seu relativo sucesso, a Honda decidiu apostar em um modelo exclusivo para o nosso país. Eis que em 1998 surge o fruto do trabalho do time brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda: a C-100 Biz.
Derivada da C-100 Dream, ela herdou de sua “precursora” o motor e o câmbio, incorporando diferenciais como cores modernas, design diferenciado e espaço sob o banco para guardar volumes, além de roda de 17 polegadas com pneu de perfil fino na frente e aro 14 com pneu mais largo e alto na traseira, permitindo uma boa transposição de obstáculos e estabilidade em vários tipos de piso das ruas do país.
Em 2005 o modelo recebeu sua primeira grande atualização e ganhou uma motorização mais potente, de 124,9 cm³, e passou a se chamar Honda Biz 125. Em 2009 ela tornou-se a primeira moto de baixa cilindrada do país a contar com injeção eletrônica, reduzindo emissões e favorecendo a economia de combustível.
Já em 2011 a Biz ganhou uma versão Flex, com tanque de combustível maior. No ano seguinte, surge a Biz 100 para dividir o line-up com a versão 125, ocupando o posto de entrada do segmento. Quatro anos depois, ela teve a capacidade de seu motor elevada para 110 cm³ e incorporou a injeção eletrônica, passando a se chamar Biz 110i.
A mais recente inovação para a Honda Biz ocorreu em 2018, quando ambas versões ganharam mudanças no visual, freios CBS, painel eletrônico, ampliação do espaço sob o assento e tomada 12V.