A marca francesa Orcal, que pertence ao grupo chinês QianJiang Motor Company (que também é dono da italiana Benelli), apresentou duas novidades para o mercado europeu: as nakeds SK01 e SK03. A primeira, assim como todas as motocicletas da marca, possui motor monocilíndrico refrigerado a água e sistema de injeção Magnetti Marelli que tem potência declarada de 14,5 cv a 9.500 rpm e 1,1 kgf.m de torque máximo. Seu peso a seco é de 149 kg.
Já a SK03 é a primeira motocicleta da Orcal com mais de 125 cilindradas. Ela utiliza motor monocilíndrico de 292 cm³ com potência máxima de 27,5 cv a 8.750 rpm e torque de 2,5 kgf.m em 7.200 giros, e possui sistema de injeção desenvolvido pela Bosch, refrigeração líquida e 163 kg de peso a seco.
Veja também:
Exciter 155 é aposta arrojada da Yamaha para a Ásia
Method 143, protótipo de alto desempenho da Arch
Husqvarna Svartpilen 125 está prevista para fevereiro
Ambos modelos possuem as mesmas especificações, tanto no visual quanto técnicas. Elas tem design robusto, escape de dupla saída, suspensão dianteira com garfo invertido de 37 mm e monoamortecedor na traseira, assento a 810 mm de distância do solo e 1.410 mm de distância entre-eixos.
As novas motos da Orcal ainda contam com freios a disco com sistema ABS, pneus Metzeler Sportec nas medidas 110/70 e 150/60 calçados em rodas de 17 polegadas e tanque com capacidade para 15,5 litros de combustível. Completam o pacote painel digital LCD com conexão Bluetooth, entrada USB e sistema multimídia.
Um dos principais atrativos das novas motos da Orcal é o preço, bastante competitivo para o mercado europeu. Na Espanha, a SK01 parte de 3.399 euros, enquanto a SK03 começa em 3.799 euros, cerca de R$ 23 mil e R$ 25 mil, respectivamente. Para o mercado brasileiro, onde a Orcal não tem representação, apenas a SK03 teria um custo “adequado” a nossa realidade.