Entre a renovação da sua plataforma 350, o recente lançamento da Scram 411 e a preparação de outras variantes de 650 cm³, vem aí a Himalayan 450, ou seja, parece que projetos novos na Royal Enfield não faltam.
Enquanto se espera pela Himalayan 650, alvo de muito rumores há meses, outra versão da aventureira indiana deve chegar primeiro. Nesse sentido, a Himalayan 450 será quase 100% off-road. De acordo com a imprensa indiana, que ilustrou suas observações com uma foto do protótipo de desenvolvimento, o fabricante de Chennai está a trabalhar nessa versão que será colocada na faixa entre a 411 e a futura 650.
Himalayan 450 chega com inovações
Se a mudança na cilindrada pode parecer pequena em relação ao modelo existente, as diferenças de desempenho devem ser significativas, pois é de fato uma nova arquitetura de motor e não simplesmente o resultado de uma revisão do bloco refrigerado a ar, que atualmente está em desenvolvimento.
Será mantida a configuração de um único cilindro, mas com refrigeração líquida, com 452 cm³ e principalmente com melhor performance que a anterior, já que estamos falando de 40 cavalos de potência e 4,0 de torque, valores que permitiriam que a aventureira desse um passo interessante na disputa com a BMW G310GS e a KTM 390 Adventure.
As rodas raiadas de 21 e 18 polegadas, uma grande distância ao solo, suspensões de curso amplo e até mesmo um banco longo e plano constituiriam uma grande atualização do modelo. Fala-se ainda que a moto contaria com uma caixa de seis velocidades, modos de condução, controle de tração e outras inovações.
Enquanto os primeiros rumores apontavam para um lançamento programado para o final do ano, a Himalayan 450 teria sido adiada pela Royal Enfield até pelo menos a primavera europeia de 2023. É esperar para ver!