A Royal Enfield anunciou recall em alguns países da Europa para três modelos de seu line-up depois de detectar problemas de corrosão nas pinças de freio. As motos afetadas foram: Himalayan, Interceptor e Continetal GT 650.
A partir da detecção do problema, a Royal Enfield começou uma investigação para chegar à causa da corrosão nas pinças de freio das motos. Segundo a marca, o problema aconteceu em poucas unidades, e essa corrosão está ligada ao uso prolongado das motocicletas em estradas e ruas de países onde se usa sal para derreter a neve que cai sobre o pavimento durante o inverno.
Veja também:
Quiz MOTOCICLISMO: Royal Enfield
BMW Motorrad estende recall de G 310 R e G 310 GS
Royal Enfield inaugura três lojas nas próximas semanas
De acordo com a Royal Enfield a corrosão pode afetar o pistão e outros componentes das pinças de freio, podendo causar mal funcionamento, distâncias de frenagem maiores e, consequentemente, acidentes.
A marca afirma ter recebido um número reduzido de reclamações, mas decidiu fazer um recall preventivo com os modelos Interceptor 650, Continental 650 e Himalayan. A princípio, o chamamento vale para Europa, Reino Unido e Coreia, onde serão verificadas aproximadamente 15.200 motocicletas da Royal Enfield vendidas por lá.
Entramos em contato com a Royal Enfield do Brasil para saber se a ação poderia ser estendida para o país e, segundo eles, até o momento a ação é restrita à Europa. Veja o comunicado oficial do recall da Royal Enfield recebida pela redação hoje (21/05).
Nossa pergunta se baseia no recente recall feito pela BMW no Brasil para seus modelos G 310 R e G 310 GS, que utilizam a mesma marca de pinças (ByBre) que equipam as motos da Royal Enfield e apresentaram problema semelhante por aqui.
No comunicado, a Royal Enfield assegura que seus concessionários farão o reparo com agilidade e que sua principal preocupação é a segurança de seus clientes.