Aproveitando com o ano de celebração dos seus 120 anos de existência, a Royal Enfield assinala um novo marco na sua história com o lançamento da Classic 350, fabricada por com aparatos tecnológicos de última geração. Este modelo conta com um novo motor monociclíndrico, que estreou recentemente na Meteor 350, sendo mais eficiente e alojado em um quadro de berço duplo, o qual conserva o estilo tradicional.
Trata-se de um motor feito para evitar as vibrações e com injeção eletrônica, transmitindo ao piloto mais confiança e estabilidade nas manobras. O novo quadro de duplo berço é acompanhado por umas suspensões melhoradas.
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À frente, a forquilha telescópica de 35 mm deu lugar a uma de 41 mm, mantendo o curso da roda em 130 mm, enquanto atrás se mantém o mesmo esquema de dois amortecedores, aumentando o curso da roda traseira para 88 mm. As rodas raiadas continuam a ser um sinal da identidade do novo modelo Classic 350 e conservam os diâmetros de 19 e 18 polegadas (à frente e atrás, respetivamente), mas calçando pneus de maior largura: 100/90 e 120/80.
Royal Enfield Classic 350: ciclística apurada
Sua parte ciclística adotou na dianteira um grande disco de 300 mm de diâmetro com pinça flutuante de duplo pistão, enquanto na traseira recorre a um disco de 250 mm, este com pinça flutuante de pistão simples. Os elementos de frenagem são fornecidos pela ByBre (segunda marca da Brembo) e dispõe de um sistema de antibloqueio de dois canais assinado pela firma alemã Bosch.
A ergonomia também ganhou uma atenção especial no desenvolvimento da nova Classic 350, não só pelo posicionamento do triângulo pés/banco/guidão, que permite uma condução de passeio com as costas erguidas, mas também por um confortável assento com formato de sela dotado de um sistema de amortecimento que garante mais conforto em viagens longas. Ao banco do piloto é acrescido um assento independente e desmontável para o passageiro, igualmente confortável e que conta com um pequeno encosto posterior.
No seu painel de instrumentos encontramos um velocímetro com mostrador analógico e o tradicional ponteiro. A este instrumento acrescenta-se um discreto, mas funcional LCD, que integra o nível gráfico de combustível, hodômetro total e parcial e indicador de condução econômica ECO. Como já vem sendo habitual nos modelos da Royal Enfield, a Classic 350 se beneficia de uma ampla coleção de acessórios originais para personalização da motocicleta.
A nova Classic 350 começará a ser distribuída na rede de pontos de venda Royal Enfield em Portugal e na Espanha em três versões: Classic Halcyon (PVPR 4.989 euros), aproximadamente R$ 29.800 em conversão direta, Classic Dark (5.089 euros), cerca de R$ 30.400 em moeda nacional brasileira e Classic Chrome (5.189 euros), preço sugerido de R$ 31.000 se levarmos em consideração o dinheiro do Brasil.