Uma das mais premiações do design mundial, o Red Dot Design Awards também tem motos no rol de produtos premiados por seus especialistas. Todos os anos, os vencedores da premiação são apresentados no Red Dot Design Museum, localizado no histórico Design Zentrum Nordrhein Westfalen em Essen, Alemanha. E estes ganhadores são eleitos por um painel de jurados composto por 40 especialistas internacionais que avaliam, testam e discutem cada produto indicado.
Nesse sentido, recentemente cinco motos foram eleitas vencedoras do Red Dot Design Awards na categoria Design de Produto. Conheça cada uma delas nas próximas linhas.
Honda Motocompacto e EM1 e:
Duas opções elétricas da fabricante japonesa foram reconhecidas pelo colegiado do Red Dot – a Motocompacto e o scooter EM1 e:. A primeira delas é uma versão moderna e elétrica do Motocompo, pequenina moto lançada originalmente nos anos 1980 para ser transportada no porta-malas de automóveis, servindo como opção para a mobilidade de última milha. Dobrável, a Motocompacto é fácil de transportar, e pode ser guardada de forma muito simples em pequenos espaços.
Já o scooter elétrico EM1 e: foi pensado para deslocamentos curtos do dia a dia. Ele é alimentado por baterias intercambiáveis do Honda Mobile Power Pack, ou seja, essa bateria quando estiver sem carga pode ser deixada em uma estação de carregamento, sendo trocada por uma nova e carregada, proporcionando uma pilotagem simples, limpa e silenciosa. O EM1 e: tem visual simples e com linhas finas, obtidas pela otimização do layout dos principais componentes. LEDs de alto brilho são adotados nos faróis, contribuindo para a tranquilidade dos clientes durante a pilotagem noturna. O farol apresenta um design simples e de superfície nivelada, destacando o visual do scooter elétrico da Honda.
LEIA MAIS:
Maio Amarelo 2024: “Paz no trânsito começa por você”
Tirei minha carta para pilotar moto! E agora?
KTM avança em planos por fábrica própria no Brasil
XMAX 300 e MT-09: as Yamaha ganhadoras do Red Dot
A marca dos diapasões também faturou dois troféus do Red Dot na categoria Design de Produto. O scooter XMAX 300 passou por uma recente modernização em seu design, ganhando linhas arrojadas e finas, que lhe conferem visual de moto esportiva. Ao mesmo tempo, a moto traz toda a praticidade que os scooters oferecem, com um amplo espaço sob o assento para transporte de volumes e uma pilotagem prática e fácil.
Já a MT-09 preserva o legado da linha Master of Torque. O modelo estreou em 2013, e chega em sua 4ª geração no ano de 2024. Nesta versão, ela recebeu um farol redesenhado, com um eficiente canhão de LED, além de passar por mudanças no painel, no visual e na aerodinâmica do tanque, favorecendo o fluxo de ar e proporcionando uma posição de pilotagem mais livre.
CFMoto 800NK, a chinesa vencedora do Red Dot
Ela é nada menos do que a primeira moto chinesa à combustão e de alta cilindrada a ser reconhecida pelo colegiado que elege as vencedoras deste prêmio. Com linhas arrojadas, a naked da CFMoto é alimentada pelo motor de dois cilindros e 799 cm³ desenvolvido pela KTM, marca com a qual a gigante chinesa tem parceria.
No quesito visual, ela traz linhas modernas e arrojadas, presentes em seu farol em LED e no tanque de combustível, com aparência que não deixa nada a desejar em relação a suas concorrentes, como Yamaha MT-07, Honda CB750 Hornet e Suzuki GSX-8X. O projeto da CFMoto 800NK foi concebido pelo estúdio europeu de design da marca, sediado na Itália.
Siga a MOTOCICLISMO nas redes:
Instagram | Facebook | YouTube
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews