O mês de maio se encerrou com 155.118 motos produzidas pelas fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus. Segundo a Abraciclo, associação das marcas que possuem linha de produção na capital amazonense, é o melhor resultado do ano de 2023 e o melhor para o mês desde 2012, quando foram feitas 171.734 motocicletas.
Na comparação com abril, quando foram fabricadas 116.809 unidades, a alta na produção é de 32,8%. Já em relação a maio do ano passado, que se encerrou com 129.781 unidades produzidas, o avanço é de 19,5%.
O presidente da Abraciclo, Marcos Antonio Bento, explica que os números alcançados nos cinco primeiros meses do ano estão dentro do planejado. “Tivemos um mês cheio em maio, com 22 dias úteis, o que nos permite equilibrar melhor a oferta e a demanda por motocicletas”.
LEIA MAIS
- A história da cor verde adotada pela Kawasaki
- Frente Parlamentar de veículos sobre duas rodas é lançada em SP
- BMW oferece motos com até R$ 5 mil de desconto em junho
No acumulado do ano foram fabricadas 668.997 motocicletas, volume 17,5% superior ao mesmo período do ano passado, cuja produção totalizou 569.598 unidades.
Vale lembrar que os números correspondem apenas aos totais produzidos por fabricantes que são afiliadas da Abraciclo, ou seja, motocicletas de marcas como Voltz e Shineray não estão contabilizadas neste levantamento.
Bento ressalta que o segmento de motocicletas deve seguir a tendência de alta. “A motocicleta é uma opção ágil e econômica de deslocamento. Além disso, tem vantagens, como menor valor de aquisição e baixo custo de manutenção, o que atrai novos consumidores”.
Por outro lado, o presidente da Abraciclo lembra que a alta das taxas de juros, o acesso ao crédito e a diminuição do poder aquisitivo da população podem frear esse crescimento.