A aguardada Kawasaki Z400, lançada na última edição do EICMA, o Salão de Milão, na Itália, já está no mercado norte-americano e, por conta do estilo naked, deverá agradar a um público ainda mais diverso do que o arrebatado pelo seu modelo irmão, a Ninja 400 nesses últimos dois anos. Se depender do preço, também vai conseguir. Lá, a moto é vendida em versão única com ABS – o mesmo que deve acontecer aqui – por 4 799 dólares sem as despesas de frete. O valor corresponde a R$ 17 830 e é 500 dólares (R$ 1 850 mais ou menos) mais barato do que o cobrado pela esportiva.
Se espelharmos esses valores para cá, levando em conta o preço cobrado pela Ninja 400 no Brasil, podemos afirmar que a Z400 deverá ser vendida aqui por algo na casa dos R$ 22 mil. Por enquanto, a naked não foi confirmada para o nosso mercado pela Kawasaki do Brasil, mas a nossa a aposta é que ela seja apresentada como modelo 2020 no fim do ano, durante o Salão Duas Rodas, que deverá acontecer em novembro.
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Com linhas bastante agressivas, a moto mescla elementos de design tanto da Z300, que substitui no mercado, quanto da Z650, sua irmã maior mais próxima. Mesmo com a Z125 agora disponível no mercado Europeu para os pilotos iniciantes, a Z400 não está focada nos motociclistas excessivamente experientes. Da mesma forma que a Ninja, ela é leve e tem a proposta de oferecer entrega de potência e pilotagem amigáveis. Deixando o radicalismo dos modelos maiores da família Z apenas como um atrativo visual.
O propulsor bicilíndrico paralelo de 399 cm³ é o mesmo equipado na Ninja 400, como acontecia no modelo anterior. A moto traz os mesmos números de desempenho declarados para a esportiva lá fora: 45 cv de potência máxima a 10 000 rpm (seis a mais do que a Z300) e torque de 3,9 kgf.m a 8 000 giros, que também é maior e chega mais cedo do que os 2,8 kgf.m a 10 000 do modelo antigo.
Já o câmbio é de seis marchas com o apoio da embreagem deslizante, para engates mais precisos e assistida para reduzir o esforço do piloto ao apertar o manete. Na ciclística, a posição de pilotagem relaxada dá o tom e o assento (a 785 mm do chão) é mais estreito na frente, o que ajuda até a pilotos de baixa estatura a alcançar o pé no chão. Assim como na Ninja 400, com quem partilha praticamente todas as especificações técnicas. Já o painel é o mesmo da naked de 650 cm³.