O segundo semestre de 2018 está bem movimentado para Kawasaki e não é só no Brasil. De acordo com a imprensa internacional, documentos registrados na CARB (California Air Resources Board), o órgão que regulamenta emissões de poluentes no Estado norte-americano, a partir do ano que vem, dois modelos disponíveis nos EUA irão utilizar o mesmo motor bicilíndrico de 399 cm³. Ou seja, a Z400 está a caminho.
O propulsor é o memo já equipado na Ninja 400, que acaba de ser lançada no Brasil, e a nomenclatura que está na documentação é “ER400DK”. Levando em conta que o prefixo ER é normalmente um código interno da Kawa para designar as naked, como o “ER300BG” utilizado para a Z300, é seguro afirmar de que o que já era esperado vai mesmo acontecer e esportiva terá um modelo derivado sem carenagem.
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Em motorização e ciclística, espera-se os mesmos 48 cv a 10 000 rpm e torque de até 3,9 kgf.m a 8 000 giros, assim como no modelo já existente. Também é esperado o mesmo quadro treliçado, assim como freios e suspensões. Outros pontos aguardados na nova integrante da família são visual com inspiração em modelos maiores da família – como a Z650, por exemplo – e um peso menor do que a atual Z300.
Embora o movimento da marca verde não seja algo inédito, afinal o mesmo aconteceu com a Z300, o modelo naked é aguardado com ansiedade pelos motociclistas. E, como os papéis de homologação já estão adiantados nos EUA e dado o histórico da Kawasaki de anunciar modelos importantes no Intermot, o Salão de Colônia, na Alemanha, é quase certo que a nova Z400 deverá dará as caras ao mundo já em outubro. E quem sabe chega em 2019 por aqui também. Se seguir a mesma política de preços da Ninja 400, certamente fará sucesso e pode ser uma bela concorrente para a Yamaha MT-03 e para a KTM 390 Duke.