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Piaggio evolui em projeto de airbag para scooter de 3 rodas

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 15/06/2023
  • Por: Redação

Uma patente da Piaggio mostra o sistema de airbag desenvolvido para o MP3, scooter de 3 rodas oferecido pelo grupo italiano no mercado europeu.

O desenho da patente que circula pela internet mostra que uma almofada fica em um recipiente na frente dos joelhos do condutor, recurso muito semelhante aos dos sistemas que vemos no console de automóveis.

Há algum tempo, a empresa de Pontedera vem pensando num airbag para ser aplicado no  seu triciclo MP3. Na última edição do EICMA, a grife expôs um protótipo equipado com este dispositivo e agora surge notícias de um pedido de patente.

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Como é feito e como funciona?

Não é muito diferente do que a Honda ofereceu como opção em duas gerações da Gold Wing. Neste caso, o airbag é colocado em um recipiente à frente dos joelhos do piloto, e pelo tamanho do desenho deve ser maior que o usado pelos japoneses.

Quanto ao seu acionamento, o documento não entra em muitos detalhes, mas parece que é utilizado o mesmo tipo de sistema químico acionado eletricamente usado em airbags de automóveis.

Como nestes últimos, ao abrir, rasga-se uma seção que permite que uma parte da sacola seja empurrada para baixo, orientando assim a parte superior do mesmo para os ombros e a cabeça do condutor.

Airbag da Piaggio é bom para colisões frontais

Supostamente, existem dois métodos de abertura do balão, que pode ser dobrado ou enrolado dentro do assento. Em ambos os casos, ao ser acionado, cria-se uma espécie de parede relativamente na frente do piloto, que absorve parte da energia cinética antes do possível impacto.

É um sistema eficaz sobretudo em caso de acidentes frontais, menos ainda se existir um certo ângulo entre o sentido de marcha e a superfície de colisão, porque a pessoa corre o risco de escorregar lateralmente.

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Pelas suas características, a MP3 é bastante adequada para um dispositivo deste tipo, ou seja, ela é comprida e tem um centro de gravidade baixo para dificultar as quedas, e espera-se que o condutor esteja numa posição sentada no momento do impacto.

Sendo um sistema bastante simples, não deveria pesar muito no preço da moto, e que resultaria em um grande incentivo para a sua difusão no mercado. Vamos aguardar os próximos passos.

E você, o que achou desta novidade? Escreva sua opinião nos comentários!

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