Tem novidade no universo dos scooters! Nesse sentido, a indiana TVS, que é parceira da Dafra, solicitou uma patente para um scooter à base de hidrogênio. O iQube, nome dado ao novo modelo, pode revolucionar os veículos de duas rodas com emissão zero.
Dessa forma, a gigante indiana está pensando em uma solução sustentável diferente da bateria de lítio que já conhecemos. Na realidade, trata-se de uma solução já testada pelos grandes fabricantes, mas que nunca saiu do papel de fato. Em resumo, as baterias referidas pela TVS não são de lítio tradicionais, e usam células de combustão de hidrogênio.
Vantagens do motor TVS a hidrogênio
Assim sendo, uma das maiores vantagens deste tipo de bateria é o tempo de recarga. A de lítio pode ser feita em até 5 horas para uma recarga completa, enquanto a de combustão de hidrogênio leva apenas alguns segundos. Desse modo, seria um ponto de virada para o mundo das motos com zero emissões.
Conforme citamos anteriormente, essa tecnologia já é conhecida das grandes fábricas. Em 2009, a Suzuki apresentou um conceito Burgman com funcionamento semelhante, bem como a Aprilia, Honda e Yamaha também já haviam trabalhado em projetos parecidos. Contudo, até agora, nenhuma marca havia solicitado uma patente até o momento.
A bateria em questão vai equipar o scooter iQube, que já é vendido na versão elétrica tradicional. A blindagem frontal abrigará o tanque duplo de hidrogênio, e o sistema operacional de hidrogênio será posicionado sob o banco.
No mercado brasileiro, a TVS tem a Apache RTR 200, moto comercializada pela Dafra, além da Sport 110, modelo produzido pela marca brasileira em Manaus e que é destinado ao mercado de locação.
E você, o que acha de tudo isso? Como pode notar, e eletrificação está acelerando, e aqui na MOTOCICLISMO estamos de olho em tudo que acontece. Deixe sua opinião nos comentários!