Lançada em meados do ano passado após muita expectativa gerada pela Honda, a nova CB750 Hornet vem dando o que falar desde a sua chegada, muito em conta pela troca do lendário motor de quatro cilindros usado na geração antiga por um propulsor completamente renovado.
Nesse sentido, o coração da nova Honda CB750 Hornet 2023 é um bicilíndrico paralelo na frente da engrenagem de 755 cm³. Ele tem algumas características técnicas em comum com o motor da Africa Twin, ou seja, distribuição única, embreagem e os pinos da manivela deslocados em 270°, resultando em uma sequência de ignição irregular.
A potência é controlada por aceleração ride-by-wire de 46 mm de diâmetro. A caixa do filtro possui três entradas de ar, uma frontal e duas laterais.
Estes últimos têm uma forma particular e patenteada, que faz girar o ar que entra, melhorando a velocidade e a densidade do fluxo e, consequentemente, a eficiência do motor.
LEIA MAIS EM MOTOCICLISMOONLINE.COM.BR:
Detalhes do motor da Honda Hornet
As válvulas de admissão têm diâmetro de 35,5 mm e elevação de 9,3 mm e são acionadas diretamente pelos cames. Os escapamentos têm diâmetro de 29 mm, elevação de 8,2 mm e são controlados por balancins.
As medidas de diâmetro e curso são 87 e 63,5 mm, respectivamente. A taxa de compressão é de 11:1, e os cilindros são equipados com um revestimento de níquel com carboneto de silício, que melhora a suavidade.
PARA NÃO PERDER NENHUM DETALHE, CLIQUE AQUI
E SIGA MOTOCICLISMO ONLINE NO GOOGLE NEWS
E tem mais…
Existem dois eixos de balanceamento acionados diretamente pela engrenagem primária. Um está localizado na frente do virabrequim, o outro abaixo. A bomba d’água está alojada no cárter, do lado esquerdo, na frente dos cilindros.
A embreagem apresenta discos com bandas de fricção dispostas de forma oblíqua em vez de radialmente.
Essa solução, segundo a Honda, reduz em 30% o torque de arrasto, melhora o desengate e a circulação do óleo em benefício da refrigeração e da durabilidade.
A potência máxima declarada da nova CB750 Hornet é de 92 cv a 9.500 rpm, e o torque máximo é de 7,6 kgf.m a 7.250 rpm.
E você, o que achou desta novidade? Será que em breve teremos acesso a este motorzão? Deixe sua opinião nos comentários!