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Conheça as substitutas da XRE 300, a CRF 300L e CRF 300 Rally

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  • Publicado: 04/12/2020
  • Atualizado: 07/12/2020 às 8:38
  • Por: Alexandre Nogueira

As novas Honda CRF 300L e CRF 300 Rally 2021 são a grande novidade no segmento das pequenas médias trail de dupla proposta ou on/off road.

Voltemos oito anos, exatamente em 2012, para encontrar a chegada da CRF 250L dentro da gama Honda como uma moto trail de acesso, para flertar com o universo aventureiro e fora de estrada com uma motocicleta verdadeiramente versátil e fácil de usar. Em 2017 surge a versão Rally com a mesma base mecânica, mas com uma bela e imponente carenagem de clara inspiração nas motos da marca da asa dourada competindo no Dakar.

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Ambos os modelos chegam na linha 2021 da Honda renovados em todos os seus elementos, sendo o destaque o aumento da cilindrada do motor para 286 cm³, vindo com o aumento do curso do pistão, resultando em um incremento de 10% na potência e 18% no torque. O motor DOHC de 4 válvulas e refrigeração a líquido tem aprovação EURO5 e desenvolve uma potência máxima de 26,9 cv a 8.500rpm e um torque máximo de 2,8 kgf.m em 6.500rpm (antes 24,4 cv a 8.500 rpm e 2,2 kgf.m a 6.750rpm).

Honda CRF 300L: motor ganhou incremento na potência (Divulgação)

O motor ganha desempenho graças ao fluxo otimizado do cabeçote e aos novos comandos de válvulas, as relações de marchas estão mais curtas para as cinco primeiras marchas para aproveitar melhor o torque e a potência aumentadas, enquanto a 6ª marcha é mais longa para manter uma velocidade de cruzeiro mais relaxada, com o motor em baixo giro. As novas CRF 300 têm embreagem assistida que relata melhor controle da moto e fornece 20% menos carga na alavanca.

Buscando a redução do peso do conjunto em 4 quilos, o chassi de berço semi duplo em aço foi modificado para otimizar sua rigidez proporcionando uma melhoria no conforto do passeio e nas sensações do piloto. Além disso, a geometria da direção foi revisada para se adequar a essas novidades da parte do ciclo. A nova CRF 300 inclui outros upgrades, como a suspensão com aumento de curso e uma maior distância livre para o chão.

Novas carenagens com linhas mais nítidas, com um tanque de gasolina mais estreito de 7,8 litros, e mais estreito também o assento, que aumenta a altura em 5 mm, até 880 mm de distância do chão. Nova ergonomia para melhor manuseio, juntamente com maior agilidade na direção, com o guidão ligeiramente mais próximo ao piloto e as pedaleiras reposicionadas mais para baixo e para tráz.

Na versão Rally da nova CRF 300L a capacidade do tanque de gasolina aumenta em 2,7 litros, chegando em 12,8 litros, o guidão incorpora contrapesos para minimizar a vibração e as pedaleiras têm pastilhas de borracha removíveis e os faróis auxiliares em LED são montados em suportes flexíveis para aumentar a durabilidade.

As novas CRF 300L e CRF 300 Rally também estreiam um novo painel de instrumentos com um display LCD mais nítido e de leitura mais fácil. As novas pequenas médias trail da Honda são muito interessantes, equilibradas, práticas e versáteis e nós aqui da redação achamos bem provável que ela esteja na mira da Honda do Brasil para substituir a cansada XRE 300. Os preços ainda não foram divulgados e os mercados da Europa serão os primeiros a receber as novas máquinas.

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