A Dot Cycle and Motor Manufacturing Company foi fundada em Salford, Lancashire, uma cidade perto de Manchester, na Inglaterra, em 1903. Em 1906, a Dot construiu sua primeira motocicleta usando um motor Peugeot. Já em 1908, o próprio fundador da marca, Harry Reed, venceu a corrida reservada para a categoria de dois cilindros no Troféu Turístico da Ilha de Man.
Após décadas de altos e baixos, em que a fabricante venceu outras disputas, principalmente em solo britânico, a história da empresa terminou em 1978. No entanto, a marca permanece no coração dos fãs e herdeiros, Gary Hewitt e Ian Martin que, agora, junto com os dois engenheiros, estão prestes a trazer a organização de volta à vida.
Lançamentos visam resgatar os fãs da Dot
Com motos esportivas e leves, os modelos de relançamento da marca inglesa são o Reed Racer e o Dot Demon. Obviamente, há uma história por trás destes dois nomes. O Reed Racer foi batizado em homenagem ao fundador Harry Reed, enquanto Dot Demon era o apelido da scrambler usada nas corridas.
A atual Reed Racer é, portanto, uma café racer, e a Dot Demon, uma scrambler. Ambos utilizam a mesma base técnica: estrutura tubular de aço com braço oscilante de dupla face. Lá dentro está o motor paralelo Kawasaki de 650 cm³, que gera 68 cv a 8.000 rpm, e 6,5 kgf.m a 6.700 rpm. A Racer termina com um banco de assento único, cauda curta e os dois escapes sob o assento. Na Demon encontramos um banco plano, de dois lugares.
O quadro é combinado com as suspensões Showa, com garfo de pistão grande com hastes invertidas e amortecedor de monochoque colocado em uma posição central. As rodas são de 17 polegadas, de liga leve nos dois modelos. Para ambos, o sistema de frenagem Brembo usa dois discos dianteiros de 300 mm, mordidos por pinças radiais de quatro pistões, enquanto na traseira o disco é único de 220 mm, com pinça de pistão único.
Tanto a Racer quanto a Demon têm um tanque de combustível de 10 litros e pesam 165 kg em ordem de marcha. Na primeira o banco está a 800 mm do solo, e na segunda a 880. No momento não há indicações sobre o preço das motocicletas e nem informações sobre sua possível comercialização na Europa. Continue acompanhando a MOTOCICLISMO, pois em breve teremos atualizações sobre essas máquinas.