A nova Yamaha MT-07 perdeu uns quilos, deu uma revisada tecnológica, contudo o coração é o mesmo, não mudou.
Nova Yamaha MT-07 muda muito
Ela está no mercado desde 2014 pois, para 2025, em sua 4ª geração, vem com muitas novidades.
Um novo chassi, mexeu na aparência, atualizou a eletrônica, perdeu peso, mudou a posição de pilotagem e muito mais.
Acelerador ride-by-wire faz sua estréia no modelo e também, um sistema de amplificação acústica, semelhante a MT-09.
Os elementos de admissão teve alteração no tamanho, formato e layout, pois conta com quatro aberturas no tanque de combustível para que o som seja mais audível.
A embreagem assistida e deslizante é muito bem vinda na nova MT-07, pois facilita nas reduções de marchas e exige menos força para acionar a embreagem, em suma 22% mais leve.
Ela perdeu peso, mas nem tanto
A nova MT-07 ganhou 4,5kg de atualizações técnicas e pesa 183kg, um quilo a menos que a versão anterior, contudo, 7kg menos que Hornet e 19kg mais leve que a Suzuki.
O novo modelo perdeu peso nos aros 17” spinforged (são moldados no calor) que vestem pneus Dunlop Sportmax Q5A, pois são mais esportivos.
Deu uma “enxugada” na aparência e ficou mais parecida com a MT-09, diminuiu a tampa do tanque de combustível e a corrente.
Suspensão dianteira convencional deu lugar para invertidas de 41 mm, pois são quase meio quilo mais leves.
O visual da MT-07 que muda muito, mas não muda
A silhueta está semelhante, contudo, o farol está minimalista, o tanque foi remodelado e recebe 14 litros, pois eliminou as duas aberturas laterais atrás das bengalas.
Na parte traseira, apesar das mudanças, continua parecida com a versão anterior, pois manteve o assento para levar garupa.
Posição de pilotagem mudou
Mais envolvente, a nova MT-07 está com posição mais esportiva e mais fácil para pilotar, pois tem 805 mm de altura do assento.
O guidão está 18 mm mais largo, 22 mm mais baixo e 9,3 mm mais para perto do piloto, em suma, mais confortável.
Com as pedaleiras 10 mm mais baixas e novo formato de assento, se espera mais conforto para os mais altos.
Esta nova posição de pilotagem funciona em conjunto com um novo chassi tubular de aço com 14,8 kg, pois agora oferece um aumento de 12-13% na rigidez torcional, longitudinal e lateral.
Novo amortecedor traseiros com ajuste de pré-carga e retorno, contudo, recebe ainda um par de pinças radiais de quatro pistões na dianteira.
Tecnologia na nova MT
A modernidade chega e junto, uma painel TFT de 5” “conectável”, pois pode ser pareado com o App gratuito Garmin StreetCross.
São três modos de pilotagem e dois estágios de controle de tração, contudo, existe como opcional o quick-shifter.
Outra novidade é que tem uma versão semiautomática, a MT-07 Y-AMT. Ela elimina o pedal de câmbio e o manete de embreagem, pois usa trocadores no punho esquerdo do guidão.
A MT-07 é a segunda moto da marca de Iwata a receber o sistema, que estreou em sua irmã maior, a MT-09.
A nova versão tem previsão para chegar às lojas europeias no primeiro trimestre de 2025 em três opções de cores. No Brasil ela já está em sua versão 2025, porém mantendo o mesmo visual de sua primeira geração, lançada por aqui em 2015.
Nova MT-07 não muda
Tem muitas mudanças realmente, contudo, o motor continua sendo o bicilíndrico paralelo de 690cc (CP2), atendendo as normas de emissões atuais.
A potência se manteve igual que, em suma, deve manter o desejo por uns cavalinhos a mais, motivo de críticas já a algum tempo.