2025-yamaha-mt-07-09
Notícias

Nova Yamaha MT-07 estreia visual renovado e versão automatizada

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 25/10/2024
  • Por: Trinity Ronzella

A nova Yamaha MT-07 perdeu uns quilos, deu uma revisada tecnológica, contudo o coração é o mesmo, não mudou.

Nova Yamaha MT-07 muda muito, mas algo não mudou. Foto: Divulgação

Nova Yamaha MT-07 muda muito

Ela está no mercado desde 2014 pois, para 2025, em sua 4ª geração, vem com muitas novidades.

Um novo chassi, mexeu na aparência, atualizou a eletrônica, perdeu peso, mudou a posição de pilotagem e muito mais.

Acelerador ride-by-wire faz sua estréia no modelo e também, um sistema de amplificação acústica, semelhante a MT-09.

Melhorou na posição de pilotagem. Foto: Divulgação

Os elementos de admissão teve alteração no tamanho, formato e layout, pois conta com quatro aberturas no tanque de combustível para que o som seja mais audível.

A embreagem assistida e deslizante é muito bem vinda na nova MT-07, pois facilita nas reduções de marchas e exige menos força para acionar a embreagem, em suma 22% mais leve.

Painel TFT, guidão mais largo. Foto: Divulgação

Ela perdeu peso, mas nem tanto

A nova MT-07 ganhou 4,5kg de atualizações técnicas e pesa 183kg, um quilo a menos que a versão anterior, contudo, 7kg  menos que  Hornet e 19kg mais leve que a Suzuki.

O novo modelo perdeu peso nos aros 17” spinforged (são moldados no calor) que vestem pneus Dunlop Sportmax Q5A, pois são mais esportivos.

Deu uma “enxugada” na aparência e ficou mais parecida com a MT-09, diminuiu a tampa do tanque de combustível e a corrente.

Suspensão dianteira convencional deu lugar para invertidas de 41 mm, pois são quase meio quilo mais leves.

Suspensão dianteira invertida. Foto: Divulgação

O visual da MT-07 que muda muito, mas não muda

A silhueta está semelhante, contudo, o farol está minimalista, o tanque foi remodelado e recebe 14 litros, pois eliminou as duas aberturas laterais atrás das bengalas.

Na parte traseira, apesar das mudanças, continua parecida com a versão anterior, pois manteve o assento para levar garupa.

Manteve lugar de garupa. – Foto: Divulgação

Posição de pilotagem mudou

Mais envolvente, a nova MT-07 está com posição mais esportiva e mais fácil para pilotar, pois tem 805 mm de altura do assento.

O guidão está 18 mm mais largo, 22 mm mais baixo e 9,3 mm mais para perto do piloto, em suma, mais confortável.

Com as pedaleiras 10 mm mais baixas e novo formato de assento, se espera mais conforto para os mais altos.

O motor continua o mesmo. Foto: Divulgação

Esta nova posição de pilotagem funciona em conjunto com um novo chassi tubular de aço com 14,8 kg, pois agora oferece um aumento de 12-13% na rigidez torcional, longitudinal e lateral.

Novo amortecedor traseiros com ajuste de pré-carga e retorno, contudo, recebe ainda um par de pinças radiais de quatro pistões na dianteira.

Foto: Divulgação

Tecnologia na nova MT

A modernidade chega e junto, uma painel TFT de 5” “conectável”, pois  pode ser pareado com o App gratuito Garmin StreetCross.

São três modos de pilotagem e dois estágios de controle de tração, contudo, existe como opcional o quick-shifter.

Versão 2024 – Farol e entrada de ar, mudou no modelo 2025. Foto: Divulgação

Outra novidade é que tem uma versão semiautomática, a MT-07 Y-AMT. Ela elimina o pedal de câmbio e o manete de embreagem, pois usa trocadores no punho esquerdo do guidão.

A MT-07 é a segunda moto da marca de Iwata a receber o sistema, que estreou em sua irmã maior, a MT-09.

A nova versão tem previsão para chegar às lojas europeias no primeiro trimestre de 2025 em três opções de cores. No Brasil ela já está em sua versão 2025, porém mantendo o mesmo visual de sua primeira geração, lançada por aqui em 2015.

Nova MT-07 não muda

Tem muitas mudanças realmente, contudo, o motor continua sendo o bicilíndrico paralelo de 690cc (CP2), atendendo as normas de emissões atuais.

A potência se manteve igual que, em suma, deve manter o desejo por uns cavalinhos a mais, motivo de críticas já a algum tempo.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado