Uma Honda Fireblade com motor V4. Esta é uma ideia que está longe de ser uma novidade, mas ela continua ressurgindo. Nesse sentido, uma nova patente publicada pelo fabricante japonês evoca este famoso V de quatro cilindros.
No entanto, já se passaram 10 anos desde que a Honda registou as primeiras patentes para este V4 no Japão e nos Estados Unidos. Vale destacar que a Fireblade nunca deixou o seu motor ‘quatro em linha’, nem mesmo na última versão, quando o rumor do V4 voltou a correr de forma insistente.
Os esboços que vimos ao longo dos tempos usaram a RC213V-S e várias versões da CBR1000 como estrutura. Como em outros esboços, são apenas desenhos indicativos da localização do propulsor e não da moto final, que sem dúvida seria muito diferente.
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Detalhes do novo motor Honda V4
Patenteado na Europa desde 2021, o V4 japonês lembra os motores desenvolvidos pela Ducati, com os quais possui semelhanças ao usar uma cambota contrarrotativa, solução também presente nos protótipos de Grandes Prémios.
Este atributo tem duas vantagens: por um lado, equilibra o motor e torna a motocicleta mais ágil ao reduzir sua inércia. Por outro, também diminui a tendência para a escapada da frente.
Enquanto parece que estamos caminhando para um motor que não comprometa o corte de desempenho, custe o que custar, a Honda também surpreende ao patentear outras técnicas que se referem à economia de combustível e otimização do coração das máquinas.
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E tem mais…
A fábrica introduziu, de fato, a possibilidade de desativar dois cilindros para otimizar o consumo quando o motor é pouco solicitado, como no V4 Granturismo de Bolonha.
Em patente anterior, publicada no ano passado na Alemanha, a Honda também imaginou um sistema de admissão variável, novamente com objetivo de eficiência, mas semelhante ao encontrado na V4 Desmosedici Stradale.
Apesar dos muitos rumores, a Honda CBR Fireblade permaneceu ao longo das várias gerações fiel ao motor de 4 cilindros em linha. Ainda não podemos dizer se algum dia o motor V4 será realmente produzido, e menos ainda se irá alimentar uma superbike, uma futura Honda VFR ou outro nome que poderia regressar ao seu line-up depois da Hornet e da Transalp. É esperar para ver!
E você, o que achou desta novidade? Escreva sua opinião nos comentários!