A Honda registou uma patente para um novo sistema de antiqueda que será usado na próxima geração da Gold Wing e também em outros modelos.
A atual versão DCT da GL 1800 Gold Wing já possui um “walking speed mode”, e com a inclusão de uma assistência de direção para estes fins, facilitará a prevenção de quedas em baixas velocidades.
O sistema não é tão avançado quanto o conceito de Riding Assist, mas ainda assim usa a mesma tecnologia para facilitar o deslocamento da motocicleta. O componente principal é um atuador de direção que manterá a moto inclinada, evitando que ela fique fora de controle.
LEIA MAIS EM MOTOCICLISMOONLINE.COM.BR:
Destaques da futura atribuição das motos Honda
O sistema é projetado para reduzir o peso que o piloto tem que segurar enquanto movimenta a máquina. Dessa forma, o atuador de direção é conectado a um computador que recebe sinais de um sensor de inclinação integrado.
Se a motocicleta se inclinar muito, ela se reposiciona automaticamente mais para a vertical, reduzindo a força que o condutor tem que fazer. Se a moto ficar totalmente na vertical, a direção virará para o outro lado para evitar que ela caia.
A atual versão DCT da Gold Wing já possui um “modo de velocidade” que permite que ela se mova para a frente ou para trás em baixas velocidades por conta própria. Adicionar um assistente de direção a este modo facilitará a prevenção de quedas em uma pilotagem devagar, conforme citamos anteriormente.
PARA NÃO PERDER NENHUM DETALHE, CLIQUE AQUI
E SIGA MOTOCICLISMO ONLINE NO GOOGLE NEWS
E tem mais…
Os sensores e computadores existentes usados para controle de tração e sistemas ABS já podem monitorizar o ângulo de inclinação da máquina, portanto, adicionar o servo de direção ao sistema seria fácil para os engenheiros da Honda.
A marca japonesa registrou muitas patentes para uma Gold Wing de próxima geração, que está no centro de um grande projeto.
Não está claro quando veremos os resultados desta inovação, mas certamente a Honda vai querer se estabelecer como pioneira nessa tecnologia mais cedo ou mais tarde, já que fabricantes rivais já estão oferecendo assistentes de segurança ao condutor. Vamos aguardar as novidades!
E você, gostou de saber desta possibilidade? Deixe sua opinião nos comentários!