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Nova geração da BMW S 1000 R é patenteada no Brasil

Devidamente registrada no INPI, nova geração da hypernaked alemã foi lançada no exterior no final de 2024; vale lembrar que BMW pretende lançar sete novos modelos no Brasil em 2025

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 11/02/2025
  • Por: Willian Teixeira

A BMW Motorrad patenteou a nova geração da S 1000 R no Brasil. A hypernaked, que compartilha a plataforma com a superbike S 1000 RR, teve seus desenhos registrados no INPI.

Ano passado o modelo passou por uma profunda reformulação no exterior. Entre as novidades, temos design renovado, melhorias no motor e outras mudanças que a deixaram ainda mais ‘apimentada’.

Consultamos a BMW Motorrad Brasil sobre o registro destas patentes no INPI e um possível lançamento da nova S 1000 R no País, e a marca se manifestou por meio de nota, a qual reproduzimos abaixo na íntegra:

“A BMW Motorrad Brasil está constantemente avaliando oportunidades no mercado brasileiro, com o objetivo de oferecer os modelos mais inovadores e desejados pelos nossos clientes. O registro de um modelo junto ao INPI é um procedimento padrão para a proteção da propriedade intelectual e não significa que o produto será comercializado no mercado”.

Apesar desta negativa inicial, vale lembrar que a fabricante alemã anunciou que em 2025 serão lançados sete novos modelos no mercado brasileiro, começando pela R 1300 GS Adventure. A big trail terá sua produção iniciada em Manaus (AM) ainda no 1º trimestre. Em suma, serão outras seis motos: uma importada e cinco produzidas na planta brasileira da marca, a única fora da Alemanha que é 100% dedicada às motos.

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Detalhes da BMW S 1000 R

A invocada naked da BMW segue com o motor de quatro cilindros em linha e 999 cm³, agora capaz de entregar 172 cv de potência. Em outras palavras, a BMW S 1000 RR acelera 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, atingindo velocidade máxima de 250 km/h, segundo dados internacionais.

Entre os aprimoramentos que melhoram o desempenho da BMW S 1000 R desempenho estão uma relação de transmissão final mais curta, além de alterações no assistente de troca de marchas, que realiza as mudanças com mais suavidade. Tudo isso combinado com o novo acelerador de curso curto da divisão M e o controle de tração revisado. Ou seja, ela traz o que há de mais atual em tecnologias da BMW.

Contudo, o visual da BMW S 1000 R 2025 também mudou, tendo como destaque a estreia do novo farol de LED com duas luzes. Este bloco óptico é derivado da S 1000 RR. Além disso, a máquina traz entre seus itens de série controle de torque de arrasto do motor, freio motor configurável e rabeta mais curta. Em suma, completam seu pacote tomada USB-C sob o assento e botão de emergência E-Call, que aciona o socorro em caso de acidentes.

Por fim, a BMW S 1000 R é oferecida no exterior em três cores: preto metálico, versão Sport em azul e preto e a M, que traz a pintura com o clássico esquema tricolor em alusão à divisão de performance da marca bávara. Na Alemanha, contudo, seus preços partem de 16.280 euros, algo em torno de R$ 102 mil na conversão para moeda brasileira.

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