A nova Ducati Panigale V4 R chega ao mercado com tecnologia utilizada na MotoGP e Superbike, como bielas e pistões de titânio “perfurados” com tratamento de superfície DLC, por exemplo. Nesse sentido, em configuração de pista ela fornece 240,5 cv a 15.500 rpm e continua com o limitador (em sexta marcha) a 16.500 rpm.
Assim sendo, junto com o motor foi desenvolvido um óleo especial desenvolvido pela Shell em colaboração com a Ducati Corse, derivado das formulações utilizadas nas corridas, que contribui para atingir esse pico de potência máxima.
Ducati Panigale V4 R terá numeração de série
Pela primeira vez, a motocicleta será produzida em uma série numerada, com o número progressivo e o nome do modelo mostrados na direção de alumínio billet. Desse modo, o coração da nova Ducati Panigale V4 R é o Desmosedici Stradale R de 998 cm³, em conformidade com a norma Euro-5.
Antes de mais nada, os pistões da Desmosedici Stradale R têm uma saia caracterizada pelo tratamento de superfície DLC (Diamond Like Carbon), uma solução utilizada na competição de MotoGP e Fórmula 1, que reduz o atrito entre o pistão e o revestimento. Estes elementos também têm uma nova geometria que os torna 5 gramas mais leves.
Do mesmo modo, as outras mudanças envolvem um perfil mais agressivo dos cames de admissão, caracterizados nesta versão por uma elevação maior (1 mm) e combinados com novos chifres de comprimento variável, reduzidos em 5 mm na configuração curta. De acordo com a Ducati, esta modificação melhora a respiração em altas rotações e assim aumenta a potência máxima na configuração com escape de corrida.
Mais detalhes da máquina
A saber, a motocicleta também está equipada com uma nova embreagem seca e ganhou novos gráficos no painel. Para melhorar a estabilidade, a Panigale V4 R também adota o Controle de Freio Motor (EBC) EVO 2.
Além dessas mudanças há também uma atualização da estratégia de controle do ventilador de refrigeração, agora capaz de oferecer um melhor gerenciamento das temperaturas de operação, além de reduzir o acúmulo de calor típico da conclusão das sessões de pista. A Panigale V4 R continua com um braço oscilante de alumínio e permite ajustar a altura do pivô traseiro do braço oscilante em 4 posições em passos de 2 mm.
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O chassi da nova Panigale V4 R se mantém com ajuste da suspensão totalmente mecânico. Na frente, o garfo pressurizado Öhlins NPX25/30 aumenta seu curso em 5 mm em comparação com o “R” anterior. Acima de tudo, a carenagem foi modificada no layout para atender os regulamentos do Campeonato Mundial de Superbike. Também na parte inferior, do lado esquerdo, há uma entrada de ar para resfriar o sensor da Ducati Quick Shift.
No Brasil, o novo modelo estará à venda no Brasil somente sob encomenda. E você, o que achou desta novidade da marca italiana? Teria vontade de pilotar uma moto que possui configuração da MotoGP? Deixe sua opinião nos comentários!