A Norton está decidida a entrar de cabeça no segmento de média cilindrada. Depois de lançar a scrambler Atlas 650, a marca inglesa mostrou outro uso para o motor bicilíndrico paralelo que acaba de desenvolver: a superesportiva Superlight, que foi revelada durante o Motorcycle Live, evento realizado na cidade de Birmingham, no Reino Unido.
Com linhas idênticas às da V4 RR, a superbike principal – e até então, a única – da marca a moto se caracteriza pelo estiloso monobraço em alumínio, que deixa a roda traseira à mostra pelo lado direito e pelo conjunto óptico duplo arredondado. A carenagem é feita totalmente em fibra de carbono e ainda traz como opcional um sistema de escape feito em titânio, que diminui 6 kg dos seus 158 kg a seco e ainda acrescenta 6 cv aos 105 cravados a 12 500 rpm.
Veja também:
Norton revela Atlas 650 em duas versões
Conceito RS 660 é cartada da Aprilia entre as médias
John McGuinness fecha com a Norton para correr no TT 2018
A Superlight ainda traz suspensões Öhlins totalmente ajustáveis na dianteira e na traseira, enquanto os freios são da grife Brembo desde os discos, duplos de 330 mm na dianteira e de 245 mm na traseira, até as pinças. Para merecer o nome, as rodas e o tanque de 18 litros são feitos em fibra de carbono, sendo que este último recebe o reforço do kevlar, material comum em capacetes e coletes à prova de balas.
Já no quesito eletrônica, a Norton Superlight inclui painel TFT de 7’’, controles de largada, tração e wheeling, freios ABS e três modos de pilotagem. Todos geridos por um Unidade de Medida Inercial (IMU). Bem como o câmbio assistido quickshift, para mudanças mais rápidas, sem apertar a embreagem ao subir e descer marchas.
Entretanto, embora seja uma moto de média capacidade cúbica, como a nova Atlas, a Superlight não parece ter sido desenvolvida tendo as vendas em grande volume em mente. No Reino Unido, a moto será vendida por 19 950 libras (pouco mais de R$ 96 mil), o que é bem mais do que as 11 299 libras (cerca de R$ 54 600) cobradas por uma Yamaha YZF-R6, por exemplo. Mas, nada impede que ela seja uma rival a altura da Aprilia RS 660, caso esta seja finalmente confirmada como modelo de produção, claro.
Fotos: Reprodução Facebook