A Norton revelou sua aguardada scrambler Atlas 650 antes do esperado. Enquanto a imprensa internacional especulava que a moto apareceria apenas no Motorcycle Live, que acontece entre 17 e 24 de novembro, a marca inglesa surpreendeu e apresentou não uma, mas duas versões da moto: Nomad e Ranger.
No design, a moto felizmente não mudou nada em relação à arte conceitual divulgada anteriormente. O porte robusto digno de um modelo feito para sair do asfalto está presente e ainda traz acabamento refinado, como pode ser visto no assento e no escape cromado. Ambas as motos contam com rodas raiadas em alumínio presas por suspensões ajustáveis, tanto no garfo dianteiro, quanto no monoamortecedor traseiro. Os freios são da grife Brembo.
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Já as diferenças entre as versões ficam por conta dos itens extras presentes na topo de linha Ranger. Mais apta para o off-road, traz suspensão com curso de 200 mm na frente e atrás (50 mm mais longa que a Nomad) e roda aro 19’’ na dianteira. Para acompanhar as especificações mais aventureiras, ainda há para-lama dianteiro alto, grade protetora no farol e um pequeno para-brisa protegendo o painel com dois grandes mostradores analógicos e um pequeno display digital.
O assento da Ranger também está mais alto, a 864 mm do chão, enquanto o da Nomad está a 824 mm. O tanque das duas motos tem capacidade para 15 litros e o peso a seco é de 178 kg para ambas. As opções de cores também serão as mesmas para a Ranger e a Nomad: cinza e prata de fábrica e vermelho, preto e branco como especiais, que deverão ter um acréscimo no valor.
A nova Atlas vem com o mais recente propulsor desenvolvido pela Norton: um bicilíndrico paralelo de 650 cm³ de arrefecimento líquido, capaz de gerar até 85 cv de potência máxima a 11 000 rpm e torque máximo de 6,5 kgf.m a giros não divulgados. O novo propulsor, aliás, é exatamente a metade do V4 de 1 200 cm³ que equipa a superesportiva V4 RR, mas as semelhanças param por aí. Enquanto a superbike traz diversos equipamentos eletrônicos, a Norton mencionou apenas um acelerador eletrônico e o ABS para a Atlas.
Prevista para chegar ao mercado europeu e norte-americano a partir de maio de 2019, a Atlas 650 inaugura um novo capítulo nessa fase moderna da Norton, pois deverá ser produzida em volume maior que as outras motos da marca. A melhor parte é que o preço condiz com isso e não é nenhuma extravagância em se tratando de uma Norton. Nos EUA, por exemplo, a Nomad vai custar 12 900 dólares, enquanto a Ranger vai sair por 15 500 dólares. Os valores correspondem a mais ou menos R$ 48 700 e R$ 58 500, respectivamente.
Fotos: Norton Motorcycles.com