Inegavelmente, os cientistas, designers, assim como outros profissionais do mercado certamente tem paixão pela inovação. E nesse sentido, estamos no meio de uma visão entre futuro e a ficção científica mais avançada, ou seja, nossas ondas cerebrais ligadas diretamente à moto, comandando cada movimento em milissegundos. Imaginação ou realidade? A Moto Sapien promete realizar essa façanha com toda a certeza!
Antes de mais nada, vale destacar que esse é o sonho de Anton Brousseau, um canadense que ganhou experiência como designer profissional de motocicletas quando trabalhou por 4 anos na austríaca Kiska, onde se projetam os futuros modelos da KTM e Husqvarna.
Hoje, ele trabalha como profissional independente e, recentemente, revelou sua visão para o futuro do motociclismo. Porém, não se trata de uma condução autônoma, e sim de uma ligação sensorial entre o homem e a máquina.
Moto Sapien é a evolução!
Dessa forma, o projeto Moto Sapien mostra como podemos passar de fato da interação entre homem e máquina para uma integração entre as partes. Basicamente, trata-se de uma conexão direta entre o cérebro humano e o computador de bordo da moto, incluindo a inteligência artificial. Do mesmo modo, essa gestão sensorial da máquina deve ser combinada com músculos artificiais como componentes variáveis da estrutura.
“Os desvios no processamento de informações geram atrasos. Tudo acontece indiretamente, através dos olhos e ouvidos, bem como da motricidade humana. Vamos imaginar que poderíamos conduzir uma moto diretamente, em milissegundos, através dos nossos pensamentos. Sentiríamos os pneus tão bem quanto o tato dos nossos dedos”, comenta o designer.
Desse modo, a motocicleta terá os seus próprios olhos, câmeras frontais e traseiras, assim como músculos de carbono, que alterariam as características estruturais da máquina conforme necessário.
O motor elétrico vai gerar 136 cv e uma autonomia de até 450 km. Acima de tudo, a ideia é que o projeto seja lançado até 2050, mas talvez seja tarde demais, até porque outros estudos similares estão em andamento, inclusive pela BMW.
É esperar para ver. Já imaginou com seria isso? Qual impacto a Moto Sapien poderia trazer ao trânsito diário? Deixe sua opinião nos comentários!