Desenvolvida nos Estados Unidos pela Lightning Motorcycles em parceria com a CBMM, mineradora brasileira especialista em nióbio, a moto elétrica Tachyon Nb tentará quebrar o recorde mundial de velocidade, superando a marca dos 400 km/h.
A tentativa ainda não tem uma data definida para ser realizada, mas segundo os idealizadores, ela deve acontecer nos próximos meses. A Lightning Tachyon Nb será levada aos desertos de El Mirage e Bonneville Salt Flats, locais onde costumeiramente veículos de alta performance são submetidos a esse tipo de atividade desde 1948.
Ela tentará superar a marca de sua antecessora, a LS-218, também feita pela Lightning Motorcycles. Em 2015, a moto alcançou a marca de 351,787 km/h no deserto de sal de Bonneville. Atualmente o recorde pertence à Voxan Wattman, que atingiu 456 km/h com o piloto italiano Max Biaggi em novembro de 2021.
Vantagens do Nióbio em motos elétricas
A Lightning Tachyon Nb utiliza o metal nos discos de freio, chassi e módulo de carregamento. Segundo a CBMM, a aplicação de Nióbio pode resultar em inúmeras vantagens como redução de peso e maior eficiência energética e a altas temperaturas, contribuindo diretamente para a segurança desses veículos.
Quem também tem um projeto envolvendo o uso de Nióbio é a chinesa Horwin, que trabalha em conjunto com a CBMM para desenvolver uma bateria com sistema ultrarrápido de carregamento, atingindo carga total em cerca de 10 minutos.
História da Tachyon Nb
O nome do projeto Tachyon Nb é derivado de uma hipótese desenvolvida por cientistas na década de 1960, de uma partícula com potencial de ultrapassar a velocidade da luz e chegar à lua em menos de 1 segundo.
LEIA MAIS:
Retrô do trabalhador, Shineray Worker 125 recebe melhorias
Visão da Indústria: Cerol. Até quando?
Voltz terá centro de inovação e tecnologia em Pernambuco
A partícula Tachyon é a inspiração para a velocidade desta motocicleta, que conta com a tecnologia do Nióbio, o que confere mais leveza e permite alcançar um nível de desempenho sem precedentes em duas rodas.
Sob o slogan “the speed of lightweight” (que em português significa a velocidade associada à redução de peso), a nova moto está pronta para voar baixo e elevar o patamar tecnológico de diversos componentes da mobilidade elétrica.
O projeto visa inovar e aumentar os limites dos materiais de alto desempenho, quebrando a marca atual de 400 km/h em uma super moto elétrica comercial.
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter