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A Horwin Brasil e a CBMM anunciaram uma parceria visando o desenvolvimento de uma nova bateria de ion de lítio com Nióbio para motocicletas elétricas. O principal diferencial do novo produto será o tempo de recarga, estimado em apenas 10 minutos em um carregador rápido.
“Essa parceria com a Horwin Brasil é importante pois acelera a aplicação de baterias de recarga ultrarrápida com Nióbio também em motocicletas”, afirma Rogério Marques Ribas, gerente do Programa de Baterias da CBMM.
![CBMM e Horwin trabalham em baterias ultrarrápidas com nióbio](https://motociclismoonline.com.br/wp-content/uploads/2022/04/CR6-2-1024x682.jpg)
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A companhia já trabalha em conjunto com outras empresas do mercado automotivo, como a Volkswagen Caminhões e Ônibus, em um projeto que prevê a aplicação de baterias com Nióbio em veículos elétricos de grande porte. Outro projeto que a CBMM também tem envolvimento é a criação de uma bateria para veículos de duas rodas de alta performance em conjunto com a Lightning Motorcycles, assunto noticiado em MOTOCICLISMO ONLINE há algumas semanas.
O gerente do programa de baterias da CBMM acrescenta que a tecnologia que será empregada na bateria da moto elétrica da Horwin é resultado de mais de três anos de pesquisas em conjunto com a japonesa Toshiba Corporation.
![CBMM e Horwin trabalham em baterias ultrarrápidas com nióbio](https://motociclismoonline.com.br/wp-content/uploads/2022/04/bateria-niobio-horwin-CBMM.png)
“O uso do óxido de Nióbio no ânodo das baterias de íons de lítio fornece características especiais para esse componente. Por ser um elemento muito estável, permite operações mais seguras e eficientes. Além disso, devido à sua estrutura cristalina mais aberta, o que facilita a intercalação do lítio, permite a recarga total em menos de 10 minutos, sem causar danos à bateria”. Ribas completa que, por estas características únicas, as baterias com Nióbio apresentam mais segurança e uma vida útil muito maior do que as baterias tradicionais.
O acordo entre as marcas foi assinado no início deste ano e os primeiros protótipos serão revelados ainda em 2022, enquanto os primeiros produtos com a nova tecnologia estão previstos para chegarem ao mercado a partir de 2024. Segundo Pricila Favero, CEO da Horwin, o primeiro protótipo para a nova bateria será a motocicleta CR6, que é movida por um motor de 6.200W de potência e 150 quilômetros de autonomia.
![CBMM e Horwin trabalham em baterias ultrarrápidas com nióbio](https://motociclismoonline.com.br/wp-content/uploads/2022/04/CR6-4-1024x682.jpg)
“Além do diferencial da recarga, as baterias com Nióbio trazem benefícios significativos do ponto de vista de segurança e da vida útil, que permitem até 20 mil cargas com um nível de profundidade de descarga relativamente ampla, o que por si só já é o maior avanço para o segmento nos últimos tempos”, complementa Pricilla.
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A Horwin anunciou sua chegada ao mercado brasileiro no Salão Duas Rodas de 2019, quando mostrou três modelos: duas versões da CR6 – uma delas com transmissão mecânica – e o scooter SK3. Atualmente a marca atua com vendas diretas e está estruturando uma fábrica em Manaus (AM), onde montará suas motocicletas e scooters e, em seu site, atualmente são mostrados cinco produtos – além da moto elétrica CR6 e do scooter SK3, também aparecem os scooters EK1, EK3 e EK DS.
A Horwin Brasil investirá cerca de R$ 100 milhões no projeto com a CBMM, e espera comercializar 100 mil motocicletas com a nova bateria de nióbio a partir de 2024. Já a CBMM planeja investir R$ 70 milhões na parceria em 2022, e prevê vender 500 toneladas de óxido de nióbio, e pretende aumentar as vendas do produto de nióbio para 50.000 toneladas até 2030.