Essa Moto de enduro elétrica enfrenta tudo
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Stark tem nova moto de enduro elétrica: eis a Varg EX

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 12/12/2024
  • Por: Trinity Ronzella

A Stark Future adicionou ao seu portfólio uma nova moto para enduro e trilhas: a nova Varg EX.

Ela é uma moto elétrica de 120 kg e divide a plataforma tem como base o modelo de motocross já existente da Stark, a Varg, que em suma, foi reajustada para a modalidade de enduro e uso em trilhas.

Essa Moto de enduro elétrica enfrenta tudo
Você se imagina nessa imagem sem o som do motor tradicional? Foto: Divulgação

Com o sucesso de sua versão de motocross, pois recebeu 850 pedidos nas primeiras 24 horas do lançamento, agora ela aposta na versão EX.

Diferenças da moto de enduro elétrica para a de motocross

Visualmente são claras as diferenças pois, a versão EX vem com farol de 4000 lúmens, lanterna traseira, buzina e suporte de placa, em suma,  inúteis na versão de motocross.

Moto de enduro elétrica
Essa moto de enduro elétrica é muito parecida com a de motocross. Foto: Divulgação

Fora do alcance dos olhos, a Stark reforçou a bateria de 7,2 kWh, construída para durar o equivalente a 10 vezes um motor de 450 cm³. E tem mais, pois o preço de substituir a bateria seria semelhante ao de refazer o motor a combustão uma vez. Interessante!

O motor é um componente estrutural do chassi de aço e, em suma, tem uma autonomia  20% maior que o modelo de motocross com 6,8 kWh.

Pois isso significa um ganho de autonomia, pois varia de 1h30 a 6 horas, obviamente dependendo do tipo de uso. Parecido com uma moto de enduro a combustão.

Moto de enduro elétrica com autonomia de até 6 horas
A Varg EX promete autonomia longa, pois uma moto de enduro elétrica exige. Foto: Divulgação

O motor da moto de enduro elétrica

Com um modo de pilotagem Crawl para terrenos com pouca tração, também se pode trabalhar com a configuração de freio motor de 0 a 100%.

Ajustar as curvas regenerativas e personalização completa dos níveis de potência, em suma, lhe dará uma variação equivalente a uma 125 cm³, ou até, uma 450 cm³.

Conjunto de suspensões de respeito KYB. Foto: Divulgação

Mais detalhes interessantes da Varg EX

Ela oferece duas opções, um modelo padrão com 59 cv que custa £ 10.900 (R$85 mil), contudo, pagando mais pode-se optar pelo modelo Alpha completo, com 79 cv.

Para garantir algumas peripécias, ela vem com uma suspensão KYB com amortecedor traseiro totalmente ajustável, e bengalas de cartucho fechado de 300 mm, ajustados para a pratica do enduro.

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Na maioria das motos de enduro o painel se parece com um relógio Cássio dos anos 90, contudo, a Stark apresenta o Arkenstone, um dispositivo Android.

Essa moto de enduro elétrica oferece rastreamento de trilhas por GPS, navegação curva a curva e gerenciamento de potência. Pois tem mais um detalhe que atualmente não poderia faltar: um sistema de compartilhamento de rotas.

Diferencial da versão de cross, o farol é bem discreto. Foto: Divulgação

Para pensar na nova Varg EX

Ela pesa cerca de 10 kg a mais que as motos da categoria a combustão, pois tem uma bateria pesada. Contudo, os mais perfeccionistas tem a opção de kits de parafuso de titânio e opções de pedal. 

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Uma alternativa interessante nessa moto de enduro elétrica, é a opção de passar o freio traseiro para o guidão, no lugar da embreagem. Contudo, ainda pode-se optar por cinco opções de pneus que incluem: com câmara, sem câmara ou mousse.

Moto de enduro elétrica
O painel é novidade, pois usa sistema Android e tem várias funções. Foto: Divulgação

O CEO da Stark, Anton Wass tentou entrar nas provas do campeonato Mundial de Enduro  em 2023, mas foi barrado por decisão da FIM. 

Contudo, para 2025 as motos movidas a bateria receberam luz verde para correr, pois com um detalhe, elas devem pesar até 123 kg e ter até 47 cv. Pelo jeito 2025 será “chocante”!

Moto de enduro elétrica
A moto elétrica não deve incomodar a vizinhança. Foto: Divulgação

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