O Brasil brilhou no cenário internacional de customização de motocicletas. A Gaijin, uma Triumph Speed Twin 1200 transformada pela Shibuya Garage, foi a grande vencedora do Triumph Originals, competição global que reuniu oficinas de oito países. Representando a América Latina como único finalista da região, o projeto nacional superou concorrentes de peso, incluindo Itália e Reino Unido.
A escolha da vencedora do Triumph Originals envolveu votação popular e avaliação de um júri formado por nomes de prestígio no universo das motos customizadas. Dentre eles, o japonês Kengo Kimura e o espanhol Quique Berna, além do diretor de produtos da Triumph, Steve Sargent.

Detalhes da campeã do Triumph Originals
Idealizada por Teydi Deguchi para o Triumph Originals, a Gaijin é uma café racer de visual ousado, pintura escurecida e acabamento artesanal.
Entre os detalhes, chamam atenção o sofisticado design de vieira pintado na carroceria, o vinco moldado no tanque e a rabeta retrabalhada, projetada para transmitir sensação de movimento mesmo parada.
A moto também exibe um mapa do Brasil em homenagem ao lendário Ayrton Senna, símbolo de ousadia e inspiração para o projeto.

Alma brasileira e DNA Triumph
“Essa moto carrega minha história”, afirmou Teydi Shibuya. “Ela combina o DNA moderno da Triumph com espaço para expressar alma e identidade. Cerca de 90% da moto foi feita à mão. Encurtei os garfos dianteiros e abaixei a traseira para transmitir dinamismo mesmo em baixa velocidade.”
O júri destacou que o projeto foi “o mais original e coerente de todos os participantes do Triumph Originals, com presença musculosa, alto nível de artesanato e atenção aos detalhes”.
Além do título principal, o Brasil recebeu o Marca de Excelência em Artesanato, concedido por Kengo Kimura. “Os detalhes são primorosamente trabalhados e o design geral é bem organizado. É uma motocicleta repleta de ideias e estilo.”, elogiou o jurado japonês.