Em sua 11ª edição, o Movimento Maio Amarelo, criado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reflete este ano sobre o quanto as atitudes dos indivíduos são fundamentais para a segurança e harmonia de toda a sociedade. Para representar e auxiliar na promoção desse tema, o Maio Amarelo conta com o apoio do embaixador da campanha deste ano, o piloto de testes, apresentador e palestrante Cesar Urnhani.
“Eu sou suspeito de falar, porque a cada ano, eu gosto mais da campanha. A diferença deste ano, é que além desse chamamento de conscientização individual, promovido pela campanha, estamos avançando com o Movimento além das fronteiras”, explica o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães. “Para se ter uma ideia, teremos o lançamento Internacional do Maio Amarelo na Tríplice Fronteira, em Foz do Iguaçú, com participação de representantes dos governos da Argentina, Brasil, Paraguai, Bolívia e Chile. Com o Movimento Onda Amarelo, teremos representantes levando o Maio Amarelo para alguns países europeus, com abertura do Movimento em Portugal, além de ações em diversos países que adotaram a causa.”
Mais sobre o Maio Amarelo
Falar de paz parece simples. Escrever sobre paz, parece fácil. Mas, ambas ações se tornaram muito difíceis nos dias de hoje. Falar e escrever sobre paz será o grande exercício que o Movimento Maio Amarelo 2024 trará. Com o tema: “Paz no trânsito começa por você”, o OBSERVATÓRIO quer estimular toda sociedade a trazer esse assunto em todos os ambientes. Será mesmo que eu carrego paz nas minhas atitudes todos os dias? E será que ela se estende para meu comportamento enquanto estou andando, pedalando, pilotando, dirigindo ou no transporte público?
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Todas essas questões são fundamentais, uma vez que segundo dados consolidados de óbitos no trânsito brasileiro do Sistema de Informações de Mortes (SIM) do DataSus (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde), a quantidade de óbitos anuais no trânsito brasileiro registrou um pequeno aumento. Em 2022, o Brasil apresentou um número de 33.894 óbitos no trânsito, um aumento de 81 óbitos em comparação com os dados de 2021, o que representa uma variação percentual de 0,24%.
Quando nos debruçamos nesses dados, notamos que ao considerar o modo de transporte da vítima, os modais com maiores aumentos percentuais entre 2021 e 2022 foram: automóvel (3,50%); ônibus (1,61%); motocicleta (0,97%); e pedestre (0,71%). Os modais que apresentaram reduções foram: bicicleta (-2,53%); e caminhão – ocupantes de transporte pesado – (-4,84%).
Em 2022 as vítimas do sexo masculino ainda foram a maioria dos mortos no trânsito, representando 83% dos óbitos. A faixa etária com a maior quantidade de mortes no trânsito naquele período foi de jovens entre 20 a 24 anos. Considerando apenas as vítimas fatais do sexo feminino, a faixa etária com um maior aumento de mortes entre 2021 e 2022 foi a acima de 75 a 79 anos, com uma variação de 46%.
Você também pode participar!
Contamos com a sua participação para promover esse questionamento entre as pessoas do seu convívio, a sua comunidade, empresa e todos os outros locais em que você transita para propagar o real objetivo do Movimento Maio Amarelo, que é transformar a sociedade por meio da mudança do comportamento e uma conscientização abrangente entre todos os setores que compõem a nossa sociedade. Só assim, construiremos o trânsito seguro e humano que todos nós desejamos e merecemos.
Clique aqui e acesse o link, baixe as peças da campanha gratuitamente e junte-se a esse Movimento, promovendo ações do Maio Amarelo na sua cidade ou compartilhando os conteúdos nas redes sociais!