A Lightning Motorcycles, uma empresa que atua na indústria de mobilidade e inovação em motos elétricas, acaba de juntar-se à organização brasileira CBMM, líder mundial no fornecimento de produtos e tecnologia de nióbio. O objetivo é aumentar as performances das motocicletas, recorrendo a materiais mais leves.
Em janeiro deste ano foi assinada esta parceria com a empresa sediada em Silicon Valley, que visa potenciar as aplicações do nióbio no setor da mobilidade e criar uma moto elétrica capaz de bater o atual recorde de velocidade de veículos de duas rodas em produção no Land Speed Record (LSR). A iniciativa pretende inovar e testar o metal em vários componentes das máquinas, com a finalidade de melhorar o seu desempenho e, eventualmente, ultrapassar a marca dos 403 km/h).
Lightning Motorcycles: projeto audacioso
Segundo a gestora de desenvolvimento de mercado da CBMM, Mariana Perez de Oliveira, a parceria com a Lightning Motorcycles é especialmente estratégica, uma vez que servirá como plataforma para experimentar e testar tecnologias de nióbio em veículos de alto desempenho.
“A ideia é demonstrar, na prática, as vantagens das aplicações de nióbio, uma vez que a adição do metal pode trazer inúmeros benefícios ao projeto, visando a redução de peso e maior eficiência energética, bem como contribuir diretamente para a segurança”. Este acordo é de longo prazo, uma vez que o protótipo também servirá como conceito para futuras criações.
“Peso leve e alta eficiência são essenciais para motos de alta performance e temos utilizado algumas aplicações de nióbio para atingir estes objetivos”, diz o CEO e fundador da Lightning Motorcycles, Richard Hatfield. Confiante na parceria, ele afirma o entusiasmo da empresa por trabalhar com a CBMM. “Fizemos essa união com o intuito de inovar ainda mais as tecnologias de nióbio que podem ser traduzidas em benefícios significativos não só para as motos elétricas de alto desempenho, mas também para todos os tipos de veículos”.
Nióbio, um aço mais leve e resistente
De acordo com as empresas envolvidas nesse encontro de ideias, o nióbio permite uma verdadeira revolução na mobilidade. Na indústria do aço, por exemplo, a aplicação já é uma realidade na fabricação de aço de alta resistência. Ele permite o desenvolvimento de componentes mais resistentes, desempenhando um papel crucial no aumento da segurança dos veículos.
Além disso, o metal pode permitir melhorias no sistema de frenagem como a redução do desgaste, maior durabilidade e melhor eficiência. Sua utilização nos componentes das baterias de veículos pode gerar características únicas, tais como carga ultrarrápida e maior densidade de energia, em comparação com as tecnologias utilizadas nas baterias tradicionais de íons de lítio.