O Kymco X-Tera 350 foi lançado no Salão de Milão (EICMA), um modelo totalmente novo e que representa uma mudança de patamar para a marca taiwanesa. O X-Tera 350 foi concebido para circular com confiança em qualquer superfície, seja no asfalto da cidade ou em estradas de terra leves.

Design agressivo e nova arquitetura
Embora sua aparência remeta à família DTX da Kymco, o X-Tera 350 é um projeto do zero. O design é marcante e deliberadamente “duro”, com uma estética aventureira reforçada pelo farol duplo rasgado, lanterna traseira em formato de “X”, entre-eixos longo e um grande banco para piloto e garupa.
A arquitetura também é totalmente nova: a scooter utiliza um chassi tubular de aço reforçado, projetado para suportar o uso misto. A ciclística conta com um garfo dianteiro invertido de placa dupla de alumínio e amortecedor traseiro duplo. As rodas são de 15 polegadas na dianteira e 14 polegadas na traseira, combinadas com pneus 120/0 x 15″ e 140/70 x 14″, respectivamente, confirmando sua vocação para o crossover.

Motorização e segurança eletrônica
O motor monocilíndrico de quatro tempos, refrigeração líquida, quatro válvulas e SOHC possui 321 cm³ e oferece um desempenho considerável para a categoria. A potência máxima é de quase 29 cv e o torque é de 3,2 kgf.m, garantindo agilidade no trânsito e força suficiente para trechos rodoviários.
Em termos de segurança, o X-Tera 350 vem bem equipado:
- Freios: disco lobado dianteiro com pinça axial, mais disco traseiro. O sistema é gerenciado pelo ABS Bosch 10.3, um módulo de última geração.
- Controle de Tração: o scooter conta ainda com controle de tração (também fornecido pela Bosch), que pode ser desligado para permitir uma pilotagem mais solta em superfícies de baixa aderência, como a terra.
Conforto e tecnologia para viagem
O X-Tera 350 foi desenhado para ser espaçoso e prático. Possui um longo entre-eixos de 1.563 mm e um banco de 805 mm de altura, proporcionando conforto para ambos os ocupantes.

A instrumentação é moderna, composta por uma grande tela TFT colorida de 7 polegadas com a interface já conhecida da Kymco. O scooter oferece carregamento rápido via tomada USB-C, e sob o banco, há um generoso espaço de armazenamento de 32 litros, iluminado, capaz de acomodar um capacete integral e outros objetos. Com um tanque de combustível de 14 litros e um peso em ordem de marcha de 197 kg, o Kymco X-Tera 350 se posiciona como uma opção robusta, potente e tecnologicamente avançada no crescente segmento de scooters crossover.