As motos elétricas estão cada vez mais populares e, ao que tudo indica, deverão substituir as movidas à combustão em um futuro cada vez mais próximo. Contudo, elas estão longe de ser unanimidade e ainda há muitos motociclistas que não gostam muito da ideia de pilotar uma elétrica, por acreditar que a sensação de adrenalina nunca vai ser igual. “Enquanto muitas pessoas não têm dúvidas de que a próxima era do transporte pessoal é elétrica, muitos ainda estão ponderando sobre as implicações mais profundas dessa tecnologia, como nas motocicletas superesportivas”, comenta Allen Ko, chairman da Kymco.
Se você está nesse grupo, a marca tem uma boa notícia para te dar. Mostrada como conceito no EICMA, o Salão de Milão, no mês passado, a SuperNEX é uma superesportivas elétrica que deverá fazer sucesso entre os motociclistas por dois atrativos simples: o câmbio de seis marchas e o som. Equipada com o que a fabricante chama de gerador acústico, a moto oferece diferentes sons e opções de volume que podem ser ajustados de acordo com o gosto do piloto.
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Já o câmbio, pode ser operado ser o auxílio da embreagem e trabalha em conjunto com o motor elétrico para oferecer desempenho de sobra enquanto dá ao piloto a emoção de subir e descer entre as velocidades. Segundo a marca, a moto vai de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos, de 0 a 200 km/h em 7,5 segundos e de 0 a 250 km/h em 10,9 segundos.
“Infelizmente, a maioria das motocicletas elétricas hoje ficam aquém do que os pilotos exigem de uma moto de uma superesportiva. A característica inerente do motor elétrico é uma curva de potência, que atinge seu máximo em médios regimes e declina depois disso. Como resultado, uma motocicleta elétrica de única marcha, uma vez que atinge seu pico, a aceleração começa a desaparecer visivelmente. E essa falta de potência fica mais evidente em alta velocidade”, ressalta Ko.
“Com a SuperNEX, a história é totalmente diferente. A transmissão de seis velocidades permite aos pilotos fazer uso da melhor faixa de potência do motor para extrair o máximo do veículo. As marchas ajudam a melhorar não só a eficiência e responsividade, como a aceleração e a velocidade máxima”, explica o chefão da Kymco.
Elétrica e eletrônica
A Kymco SuperNEX ainda traz um design agressivo, com linhas bem marcadas e bastante eletrônica para auxiliar no controle do piloto. O sistema FEP – Full Engagement Performance, é ajustável pelo piloto e atua como controle de largada, controle de tração e ainda previne que a roda traseira se levante em frenagens mais bruscas.
O modelo ainda conta com quatro modos de pilotagem, que a Kymco preferiu chamar de “personalidades adaptáveis”. São eles: Poised, que desliga o som do motor, Assertive, mais urbano, com desempenho reduzido, Bold, que deixa diminui o nível de intrusão da eletrônica e Extreme, que entrega potência máxima.
“Com a SuperNEX, a Kymco marca o início de uma nova era entre as motos superesportivas”, diz o chairman Allen Ko. Exageros à parte, o projeto da marca taiwanesa – que ainda não foi confirmado como modelo de produção – é, no mínimo, interessante.