A KTM anunciou a retomada das operações em sua fábrica de Mattighofen, na Áustria. Após um período de paralisação causado por dificuldades financeiras, a produção voltou na última segunda-feira, 28 de julho.
Agora a fábrica opera em jornada semanal de cinco dias, marcando um novo capítulo para a fabricante austríaca. Acima de tudo, o retorno só foi possível graças ao aporte de 800 milhões de euros feito pela Bajaj. A gigante indiana já detém participação acionária na KTM e pode se tornar sócia majoritária da marca em breve.

Neste primeiro momento, a fábrica retomou a produção das motos off-road da KTM. Nesse sentido, nas próximas semanas, a linha de montagem será ampliada para incluir modelos da plataforma LC4, como as novas KTM 690 Enduro R, 690 SMC R, além das Husqvarna 701 Enduro e 701 Supermoto. Em suma, vale lembrar que motos de menor cilindrada, como a 390 Adventure, continuam sendo produzidas na Índia, pela própria Bajaj.

O CEO da KTM AG, Gottfried Neumeister, destacou o papel dos colaboradores durante a crise:
“Um agradecimento especial aos nossos funcionários, que tornaram este reinício possível graças à dedicação, flexibilidade e espírito de equipe demonstrados nos últimos meses. O comprometimento deles foi – e continua sendo – essencial para o futuro da empresa.”
Contudo, Neumeister também reforçou que o reinício das operações traz estabilidade e foco:
“Retomar a produção nos dá a base necessária para concentrarmos nossos esforços em qualidade, desenvolvimento e no relacionamento com os clientes.”
Por fim, a companhia ainda agradeceu o apoio de parceiros e revendedores em todo o mundo, fundamentais para sustentar a marca durante o período de incertezas.