Depois das nakeds da linha Duke receberem diversos aprimoramentos para este ano, a KTM revelou as novidades para a esportiva RC 390. No visual, a moto conserva muito da sua identidade, como os faróis duplos no meio da dianteira, mas abandonou o escape centralizado abaixo do quadro. A nova peça, com traços convencionais, pode não ter o mesmo estilo, mas atende às normas mais severas de emissões estipuladas no Euro4.

Outras melhorias ficam por conta do novo acelerador eletrônico (ride-by-wire) para extrair o máximo do motor monocilíndrico de 373,2 cm³; embreagem deslizante e um disco de freio dianteiro com 320 mm de diâmetro. Maior do que a versão anterior. A pequena esportiva austríaca ainda recebeu espelhos retrovisores mais largos e assento de garupa redesenhado para oferecer mais conforto.

A RC 390 ainda traz freios ABS e já está disponível nas concessionárias da Europa por cerca de 5.800 euros, o que corresponde a algo na casa dos R$ 21 mil. A RC 390 era um dos modelos esperados no Brasil quando a KTM anunciou suas operações oficiais no País. Por aqui, ela seria uma ótima opção frente à Yamaha YZF-R3 (R$ 22.900) e à Kawasaki Ninja 300 ABS (R$ 20.890), que já se consolidaram no mercado.
Texto: Carlos Bazela Fotos: R. Scheidl/KTM