A KTM continua se movimentando e indo atrás de inovações para potencializar as suas motos. Nesse sentido, as molas de lâmina são soluções usadas em motocicletas de motocross para amortecer o braço oscilante.
O recurso foi muito usado principalmente a partir da década de 1920, antes que a mola helicoidal assumisse o controle e fosse mais prática e funcional.
No setor de off-road, porém, essa alternativa continua ativa, pois economiza peso e espaço. Entretanto, a desvantagem é que requer 3 pontos fixos no quadro e a distância entre eles determina a deflexão da mola.
LEIA MAIS EM MOTOCICLISMOONLINE.COM.BR:
Detalhes da inovação KTM
Dessa forma, a KTM patenteou agora uma mola de lâmina feita de plástico reforçado e fibra de vidro, projetada para ter apenas dois pontos de fixação. Este mecanismo é posicionado verticalmente atrás do motor, economizando muito espaço.
A mola de lâmina está ligada ao quadro na parte superior e inferior por duas articulações que determinam a resposta da suspensão, assim como sua rigidez e progressividade.
PARA NÃO PERDER NENHUM DETALHE, CLIQUE AQUI E SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS
Finalizando
Para ajustar a pré-carga encontramos um ajustador rosqueado na articulação superior, enquanto um amortecedor é fornecido para a resposta hidráulica.
Observando os esquemas anexos ao pedido de patente, a solução é muito simples e com dimensões reduzidas em relação a uma suspensão tradicional.
Isso deixa mais espaço atrás do motor, permitindo que o sistema de escape ou a caixa de ar sejam colocados de maneiras diferentes.
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter
Uma movimentação que pode ajudar no desempenho das motos KTM e também na segurança dos pilotos. Por enquanto, é o que temos sobre o assunto. Quando surgirem mais informações, indicaremos por aqui.
E você, gostou desta novidade? Deixe sua opinião nos comentários!