KTM 1390 Super Duke R e EVO: o renascimento da fera
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KTM 1390 Super Duke R e EVO: o renascimento da fera

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 29/11/2023
  • Por: Redação

As KTM 1390 Super Duke R e Super Duke R EVO são poderosas, e os números de desempenho falam por si: motor de 1.350 cm³, 190 cv a 10.000 rpm e 14,6 kgf.m de torque a 8.000 rpm.

Para o modelo 2024, a máquina passou por uma evolução estética e ficou ainda mais agressiva e radical do que antes. Um novo farol em LED, juntamente com novos spoilers do tanque e aletas adicionadas tornam sua potência muito perceptível, enquanto aumentam a força descendente. 

É o novo design dessa KTM, leve e radical da ótica frontal que causa maior impacto visual. Pesando quase 700g a menos que a unidade anterior e com um design de aparência alienígena, adiciona um novo brilho agressivo.

As luzes de posição e diurnas estão localizadas no perfil do farol, cuja intensidade é ajustada automaticamente dependendo das condições de luz ambiente graças a um sensor de luz integrado na instrumentação. 

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Detalhes

Além disso, as KTM 1390 Super Duke R e EVO vêm de fábrica com a função de luz “Coming Home”. Com ela, o farol permanece aceso após desligar a ignição, quando estacionamos a motocicleta, para aumentar a visibilidade ambiental. Isto não só ilumina o ambiente, mas também proporciona um nível de segurança ao parar em áreas escuras.

Uma rabeta menor ancorada no chassi auxiliar elimina o próprio indicador da luz de freio, proporcionando uma experiência de pilotagem ainda mais nítida. Com perfil geral mais baixo e ênfase no chassi compacto, a nova KTM apresenta uma aparência mais musculosa e agressiva.

A entrada de ar e a caixa do filtro de ar redesenhadas significam que o tanque de combustível tem capacidade total de 17,5 litros, o que representa um aumento de 1,5 litros em relação à sua antecessora. Isto não só aumenta a autonomia para cerca de 300 km, mas também cumpre uma importante função ergonômica.

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Motorização da nova KTM

O motor é uma versão atualizada do motor LC8 com cilindrada maior, de até 1.350 cm³, aumentando o diâmetro dos cilindros para 110 mm. Possui um novo sistema Cam Shift integrado no cabeçote que ajusta o tempo de abertura da válvula em função da velocidade de rotação.

Isso proporciona mais potência e torque em toda a gama de rotações e permite um mapeamento diferenciado da injeção eletrônica para cumprir os mais recentes regulamentos de emissões EURO 5+. 

A transmissão dessa potência ao solo vem com pneus Michelin Power GP com tecnologia de composto duplo, enquanto um novo amortecedor WP Apex totalmente ajustável é montado na suspensão, que permite ajustar separadamente a compressão em alta e baixa velocidade, recuperação e pré-carga sem a necessidade de ferramentas.

As configurações DCC aprimoradas proporcionam melhor equilíbrio de pressão, resultando em menos compromisso entre conforto e desempenho da suspensão, enquanto o novo garfo aberto de 48 mm com função dividida possui configurações otimizadas. 

E tem mais

Na Super Duke R EVO, o gerenciamento da suspensão é realizado com o sistema totalmente novo com tecnologia Semi-Active WP (SAT). O avançado sistema de suspensão conta com válvulas magnéticas controladas eletronicamente que oferecem amortecimento variável, proporcionando uma ampla gama de ajustes, desde o máximo conforto na rua até a rigidez ideal para uso em pista.

A SCU (Unidade de Controle de Suspensão) adapta as taxas de amortecimento usando válvulas magnéticas em tempo real, lendo a superfície da estrada e o estilo de condução para ajustar automaticamente as suspensões em tempo real.

Ambas as versões da KTM 1390 Super Duke R estreiam modos de motor Performance e Track atualizados, com cronômetro de volta e estatísticas de telemetria, bem como controle de freio motor opcional e um módulo Pro Suspension atualizado no EVO.

As KTM 1390 Super Duke R e EV O são oferecidas em cores especiais para comemorar os 30 anos da Duke, incluindo a cor laranja, marca registrada da KTM.

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