Notícias KTM

KTM 1390 SMT aguarda EICMA para estreia: a mais radical das touring

  • Publicado: 23/09/2025
  • 2 Minutos de leitura

A KTM 1390 SMT parece pronta para ser revelada oficialmente, ressuscitando o icónico conceito “Supermoto Touring” que fez da lendária 990 SMT um culto entre os puristas. A estreia é aguardada para o EICMA 2025, em Milão, e o objetivo da marca austríaca é ambicioso: criar uma máquina de carácter desportivo que seja capaz de rivalizar diretamente com as mais ferozes do mercado, como a BMW M 1000 XR e a Ducati Multistrada V4 RS

imagem da ktm 1390 smt que será mostrada no eicma 2025
KTM 1390 SMT – foto: Divulgação

Agilidade de supermoto, conforto de touring

A história da SMT é sobre a busca pela máquina perfeita para o asfalto. Ela combina a agilidade e a agressividade de uma supermoto, ideal para curvas apertadas e uma pilotagem dinâmica, com o conforto e a versatilidade de uma moto de turismo. A nova KTM 1390 SMT parece levar essa filosofia ao extremo. De acordo com as fotografias espia, o modelo adota rodas de 17 polegadas calçadas com pneus desportivos, uma suspensão de menor curso do que as versões Adventure e uma ciclística refinada, tudo focado no desempenho em estrada.

Conjunto de alto desempenho – foto: Divulgação

Usina da Super Duke

O grande segredo da nova KTM 1390 SMT é a sua base mecânica. Ela deverá herdar o motor da recém-lançada 1390 Super Duke R, um V2 a 75° de 1.350 cm³ que entrega números assustadores. Fala-se em 190 CV de potência e 14,5 kgf.m de torque, uma performance que a coloca no topo de sua categoria e que a torna uma das motos mais potentes para longas viagens. Para domar essa força, a KTM equipará a SMT com componentes de elite.

imagem lateral frontal da ktm 1390 smt
O melhor motor e a melhor suspensão: sucesso absoluto – foto: Divulgação

As suspensões WP Apex e os freios Brembo Stylema garantem controle e segurança em qualquer situação. Além disso, a moto contará com um pacote eletrônico de ponta, incluindo um sistema ABS Bosch 9.3 MP com modos específicos para curva e um modo Supermoto, que permite aos pilotos mais experientes desligar o ABS na roda traseira.

Uma rivalidade de peso

Com o avançado estado do protótipo, a KTM deixa claro que a 1390 SMT não é apenas uma ideia, mas um projeto concreto pronto para o mercado. Ela representa uma nova era de motos de “super-turismo”, que combinam o prazer de uma sportbike com a praticidade de uma tourer. A chegada iminente da 1390 SMT ao EICMA não só irá agitar o salão, mas também marcará o regresso de uma lenda, mais potente e mais radical do que nunca.

Compartilhe nas redes sociais


Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado