A nova KTM 1290 Super Duke R foi flagrada em testes na Europa. Com a chegada da Ducati V4 Streetfighter e da renovada Aprilla Tuono ao Velho Continente, a fabricante austríaca resolveu se mexer, já que o modelo está sem atualizações significativas desde 2013.
De acordo com o site MCN, a 1290 Super Duke R deve contar com um novo quadro de aço com um desenho mais simplificado, com tubos menores, mas de maior diâmetro. Já o sub-quadro passa a contar com longarinas de alumínio. As suspensões também devem contar com novas configurações. Se a KTM realmente fizer essas alterações, a moto deve ficar mais leve.
Veja também:
Nova KTM Duke 200 uma moto leve, ágil e estilosa
Royal Enfield supera emplacamentos de 2018
Yamaha estréia pequena neoclássica XSR 155
O painel da nova 1290 Super Duke R será totalmente reformulado, com maiores dimensões e terá TFT. Com essa nova solução, os comandos vão ficar mais acessíveis e terão novas funcionalidades. Ela deve contar com novos desenhos no escapamento e em seus coletores, que serão menores para atender as normas europeias vigentes para o controle de emissões.
O motor V-Twin será todo revisado, mas deve manter a mesma cilindrada, contando com novos comandos de válvulas para melhorar sua eficiência. A potência deverá ser elevada até os 175 cv.
A KTM não confirma o lançamento da nova versão, mas especula-se que a moto deve fazer sua primeira aparição pública em novembro, no Salão de Milão (EICMA).