A estética da Kawasaki Z seduz os motociclistas há mais de meio século, principalmente aqueles que procuram modelos com um design agressivo. Um estilo, chamado de “sugomi” em japonês, que também tem servido para caracterizar motos que estão sempre no estilo naked, embora servidas em modelos de diferentes cilindradas.
E a saga Z também teve grande sucesso entre os novos usuários com os modelos de média cilindrada, desde a primeiro Z250, até as posteriores Z300 e Z400. Agora chega um novo integrante na família, a Z500, versão que promete agitar o cenário.
As mudanças começam no aumento da cilindrada do motor, cujo curso aumenta para 58,6 mm (face aos 51,8 mm do Z400), que, mesmo sem alterar o diâmetro de 70,0 mm, conseguiu um aumento da cilindrada para 451 cm³. Isto eleva a potência máxima para 44,7 cv a 9.000 rpm e o torque para 4,3 kgf.m a 6.000 rpm.
LEIA MAIS:
Elementos das novas Kawasaki Z500 e Z500 SE
A mecânica mantém a estrutura bicilíndrica em linha, mas componentes como pistão, biela e virabrequim foram renovados. A caixa de filtros e a fonte de alimentação também foram redesenhadas, já que os injetores passaram a ficar mais próximos do coletor de admissão.
Com tudo isso, a ideia é oferecer uma entrega homogênea. Da mesma forma, o sistema de escape foi repensado, com silenciador específico para o modelo europeu de acordo com a homologação em vigor.
Antecipando o aumento de performance, outros elementos foram reforçados, como a embreagem, que é antirrebote e possui mecanismo de assistência automática para suavizar sua resposta dependendo das rotações do propulsor.
Conectividade
A estrutura segue o caminho de suas irmãs anteriores, ao utilizar um chassi de aço tipo treliça tendo o motor como elemento estrutural que agrega rigidez ao conjunto. O braço oscilante é feito de aço, embora esteja unido ao propulsor e ao chassi por meio de um suporte de alumínio.
Foi feito um esforço para conceber um conjunto muito leve, manejável e acessível, como demonstram uma distância entre eixos de 1.375 mm, uma altura de assento de 785 mm e um peso de 167 kg (declarado com o tanque de combustível de 14 litros e o outro fluidos preenchidos).
O amortecedor traseiro é ajustável em pré-carga (cinco posições) e usa o sistema de articulação Uni-Trak da Kawasaki. O garfo é convencional, com barras de 41 mm de diâmetro e não é ajustável.
E tem mais
O freio dianteiro abriga um disco maior que o da Z400 anterior, com diâmetro de 310 mm, e uma bomba dianteira mais eficiente também está estreando. Na traseira, há disco de 220 mm, e ABS não falta em ambos os eixos.
As rodas de liga leve com design minimalista e agressivo se enquadram na estética “sugomi” da Z500, destacando ainda a utilização de um pneu traseiro com 150 mm de largura.
O posto de comando proporciona uma posição com um toque esportivo, mas também confortável no uso diário. O banco é novo, com a parte traseira mais baixa e a frontal mais alta, se comparado ao da Z400.
Na nova Kawasaki também encontramos iluminação frontal com tecnologia LED e ao novo painel de instrumentos com LCD, que estreia o sistema de conectividade para sincronizá-lo com a APP Kawasaki “Rideology” e que permite gravar em as notificações do nosso smartphone, bem como a visualização de outros dados como rotas concluídas, calendário de manutenção e parâmetros do motor.
Versão especial Kawasaki Z500 SE
A nova 500 naked da Kawasaki estará disponível em uma segunda versão, que não é oferecida apenas em duas cores diferentes, verde e vermelho, em comparação com o acabamento preto padrão.
A edição especial se destaca também pelos equipamentos mais elaborados, graças sobretudo ao painel de instrumentos TFT com dois modos de apresentação.
Possui entrada USB tipo C, piscas em LED, protetor de radiador e adesivos para proteger o tanque e melhorar a aderência do piloto. Acessórios que, junto com outros, estão disponíveis separadamente para personalizar o modelo padrão.
E você, o que achou desta novidade? Deixe sua mensagem aqui pra gente!