Como nós já adiantamos anteriormente por aqui, a indiana Mahindra está trazendo a marca checa Jawa de volta ao mercado. E se levarmos em conta os três novos modelos revelados no último dia 15, ela tem tudo para fazer sucesso. As três motos tem apelo retrô, como já era esperado, e serão chamadas simplesmente de Jawa, Jawa Forty Two e Perak. A previsão de chegada ao mercado é no início de 2019 para a Jawa e a Forty Two, enquanto a Perak não teve essa informação divulgada, mas deverá sair na segunda metade do ano que vem.
A Jawa é uma clássica moderna com visual requintado diversos itens cromados, incluindo o motor e a lateral do tanque. A moto virá em preto, prata ou o marrom avermelhado característico da marca. Já a Forty Two é uma versão da mesma moto com toques mais esportivos, conferidos pelo guidão mais reto, menos itens cromados e opções de cor mais chamativas, como verde limão, verde militar, vermelho e três tons de azul. Veja abaixo o vídeo de apresentação das três motos (em inglês):
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Todas as motos são impulsionadas pelo mesmo motor. O novo propulsor, recentemente desenvolvido, é um monocilíndrico de 293 cm³ DOHC e arrefecimento líquido, ligado a duas saídas de escape. Segundo a Jawa, o novo propulsor é capaz de gerar por volta de 27 cv de potência com torque máximo de 2,8 kgf.m, ambos a rotações ainda não reveladas. O câmbio é de seis marchas.
Os modelos ainda trazem alguns itens refinados, como ajuste da suspensão traseira bichoque feito a gás. Mas pecam no básico, como o freio a disco de 280 mm de diâmetro com ABS apenas na roda dianteira e na traseira um tambor de 153 mm. As motos pesam 170 kg em ordem de marcha e o tanque tem capacidade para 14 litros.
Bobber de baixa cilindrada
Já com a Perak, a conversa é outra. A estilosa bobber traz esse conceito de design para as motos de baixa cilindrada de um jeito que não fica devendo nada em visual para uma Indian ou Triumph, por exemplo. Ela também virá com uma versão do monocilíndrico “esticada” para 334 cm³ e capaz de entregar por volta de 30 cv. O sistema ABS estrá em ambas as rodas.
O modelo Perak também deverá ser o mais caro dos três. Enquanto a Forty Two custa 1 55 000 rúpias (pouco mais de R$ 8 mil) e o modelo Jawa de base 1 64 000 rúpias (quase R$ 8 600) – sim, a básica é mais cara que a Forty Two – a bobber sairá, segundo a mídia internacional, por 1 89 000 rúpias, o que corresponde a quase R$ 10 mil. Por enquanto, não se sabe quando ou se os modelos serão vendidos fora do mercado Indiano, onde deverão enfrentar a Royal Enfield como concorrente direta.
A Jawa iniciou suas atividades na cidade de Praga em 1929. O nome é uma junção das primeiras letras do sobrenome do seu fundador, František Janeček com as primeiras letras do nome da companhia alemã Wanderer, da qual derivava como um braço para produção de motocicletas. A marca encerrou atividades em 1996 e, vinte anos depois, a CLPL – Classic Legends Private Limited –, subsidiária da Mahindra, assinou um acordo de licenciamento para trazer ao mundo novas motos sob a marca Jawa, o que acaba de acontecer.