Cinco gigantes japonesas uniram esforços para criar a Gachaco, empresa com foco no desenvolvimento de um sistema para compartilhamento de baterias intercambiáveis para motocicletas elétricas.
A nova companhia, formada pelas montadoras Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha e pela petrolífera ENEOS. A nova empresa entrará em atuação no mês de abril e iniciará os estudos para a padronização de baterias e da elaboração da infraestrutura necessária para as operações do novo serviço.
Essa iniciativa é mais um desdobramento do Consórcio criado em 2019 pelas quatro montadoras japonesas, ano em que elas começaram os estudos para a criação de um padrão para as baterias que serão empregadas em veículos elétricos de duas rodas.
A ENEOS deve contribuir construindo uma plataforma Baas (Battery as a Service) para a mobilidade elétrica e outros sistemas de reciclagem de baterias. Por meio deste BaaS, a petrolífera fornecerá soluções para problemas de mobilidade elétrica amplamente difundidos, como a demora no tempo de recarga das baterias e a preocupação com a falta de carga durante o uso dos veículos.
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Enquanto isso, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha seguem realizando estudos para o desenvolvimento de um padrão para baterias intercambiáveis de motocicletas elétricas, além de atuarem em conjunto no desenvolvimento de tecnologias comuns e ecologicamente corretas para veículos elétricos.
As operações da Gachaco devem começar no segundo semestre deste ano e, em um primeiro momento, o serviço deve utiliar baterias Honda Mobile Power Pack. As estações de compartilhamento serão criadas em ambientes de grande movimentação, como estações de trem e bases de serviços da ENEOS. A troca ocorrerá de modo simples, ou seja, o usuário deixará a bateria usada por lá e sairá com uma nova e recarregada.
A iniciativa não é a única neste sentido. Em Taiwan, a Yamaha disponibiliza o scooter elétrico EC-05, cujas baterias intercambiáveis são colocadas em estações de troca administradas pela Gogoro. Quem também tem um modelo no mesmo país que utiliza o mesmo tipo de bateria é a Kymco, que oferece o scooter Flow por lá.
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Já na Europa, Honda, Yamaha, Piaggio e KTM estão juntas na criação do mesmo tipo de serviço. As marcas acreditam que a padronização será muito importante para favorecer a utilização de veículos elétricos de duas rodas, além de reduzir custos, tempo de recarga e outras questões que “assombram” os usuários no que diz respeito a eletrificação. Vamos acompanhar e torcer para que apareçam boas notícias daqui para o futuro.