A Indian registrou nesta semana o nome Raven – corvo em inglês – para uma nova moto em escritórios de patente situados na Europa e nos Estados Unidos e isso levantou uma série de especulações na imprensa internacional. O mais lógico, dado o histórico da marca, é que venha uma cruiser ou uma touring de carenagem robusta e, provavelmente, pintada de preto para fazer valer o nome.
Entretanto, uma declaração de Ola Stenegärd, novo diretor de design da marca, ao periódico inglês MCN pode significar que algo muito diferente vem por aí. “Uma esportiva é provavelmente o melhor jeito de inovar, porque a indian nunca fez uma antes. Não há um legado a seguir, um modelo icônico do passado para se usar de referência, mas talvez, usando um V-Twin você entra naquele território no qual o motor é o legado”, comentou.
Veja também:
Indian revela finalmente as duas versões da FTR 1200
Indian contrata designer que criou a BMW R nineT
Indian Motorcycle encerra atividades no Brasil
Vale lembrar que, antes de voltar à Indian, na qual trabalhou antes do Grupo Polaris assumir a gestão, Stenegärd trabalhava no departamento de design da BMW e, além de ter ajudado a criar a R nineT, foi um dos responsáveis pelo projeto de duas esportivas da marca bávara: a HP2 Sport e a S 1000 RR. Aliás, a própria contratação dele pela fabricante norte-americana foi feita com o objetivo de “sair da caixa”.
“Ola tem sido incrivelmente bem-sucedido em criar novas categorias de produtos para as marcas que sejam atrativas para uma variedade mais ampla de motociclistas, que é exatamente no que a Indian está focada nos próximos anos”, disse Steve Menneto, presidente da Indian Motorcycle, quando contratou o designer. Então, a Indian seguir os passos da Buell não é algo a ser descartado.
Outros rumores sobre a nova Raven – e que também têm fundamento – é que ela pode ser uma versão um pouco menor da recém-lançada FTR 1200, equipada com o V2 de 1 000 cm³ da Scout Sixty. E há também quem diga que a marca vai se aventurar no segmento naked esportivo, já pensando em uma rival para a futura Harley-Davidson Streetfighter 975, que está prevista para ser lançada em 2020.