A norte-americana Indian anunciou nesta semana mais um fruto da parceria entre a marca e a destilaria Jack Daniel’s: uma edição limitada da Scout Bobber com cores alusivas aos caminhões do Corpo de Bombeiros da Jack Daniel’s, a brigada de incêndio própria da fábrica situada em Lynchburg, município do Estado do Tenessee. Serão apenas 177 motos produzidas nas cores preta e dourado, sendo que o acabamento será feito em ouro 24 quilates e formará o logo da brigada no tanque e, no para-lama dianteiro, haverá a mensagem “Bottles and Throttles Don’t Mix”, um dos lemas da companhia que, em tradução livre, diz que garrafas e aceleradores não se misturam.
Outros elementos alterados em alusão ao uísque nesta edição especial foram a alavanca de câmbio, manoplas e pedaleiras. Cada moto é pintada a mão pela Klock Werks Kustom Cycles, oficina que também ficou responsável pelos modelos produzidos nos últimos dois anos. “Neste ano, o desenho da moto em edição limitada busca inspiração na incrível história do Corpo de Bombeiros da Jack Daniel’s, honrando a paixão e a dedicação de bombeiros e médicos que servem ao nosso país”, comentou Steve Menneto, presidente da Indian Motorcycle, marca que atualmente pertence à Polaris.
No mais, a Scout Bobber limitada conserva as mesmas características mecânicas, ou seja, o mesmo motor de dois cilindros em “V” de 1 133 cm³ com arrefecimento líquido capaz de gerar 100 cv de potência máxima, enquanto o torque é de até 9,96 kgf.m a 6 000 rpm. Entre as diferenças para a Scout tradicional, a moto traz posição de pilotagem mais ereta, com pedaleiras recuadas 38 mm, suspensão traseira rebaixada em 25 mm e para-lamas recortados.
O preço da Scout Bobber Jack Daniel’s, que já pode ser encomendada nas concessionárias da América do Norte, como era de se esperar, é mais caro do que o do modelo convencional limitador. Nos Estados Unidos, a moto custará 4 500 dólares a mais, sendo vendida por 15 999 dólares, o que corresponde a uma quantia superior a R$ 52 700.Entretanto, segundo a Indian, o preço elevado não foi problema nos anos anteriores. No comunicado à imprensa, a marca afirma que as edições especiais da Springfield e da Chief Vintage, feitas para comemorar os 150 anos da destilaria se esgotaram em menos de oito horas. Já em 2017, quando a moto da edição Jack Daniel’s foi uma Chieftain, os exemplares disponíveis foram todos vendidos em menos de dez minutos.
“A resposta do público às motocicletas que a Indian Motorcycle e Jack Daniel’s fizeram em parceria superaram em muito nossas expecativas”, disse Greg Luehrs, diretor de eventos e patrocínios da Jack Daniel’s. “Estamos muito satisfeitos em entregar uma moto que celebra nosso próprio Corpo de Bombeiros, ao mesmo tempo em que reforça a mensagem de que garrafas e aceleradores não se misturam”, disse o diretor. As motos começam a ser entregues aos proprietários apenas em julho deste ano.
No Brasil, a Indian comercializa a Scout Bobber desde novembro passado, quando foi apresentada no Salão Duas Rodas, por R$ 49 990, mesmo preço da versão convencional da Scout.
Fotos: Indian Motorcycle