Honda-VFR400R-imagem-lateral-motociclismoonline-1
Notícias

Honda VFR400R: A mini superbike japonesa que marcou época

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 05/09/2024
  • Por: Alexandre Nogueira

A Honda VFR400R, uma moto esportiva de 400 cm³, tornou-se um objeto de desejo para muitos motociclistas no final do século passado. Inspirada na lendária RC30, essa pequena superbike japonesa conquistou seu espaço no mercado e deixou um legado duradouro.

imagem lateral Honda VFR400R
Honda VFR400R: motor V4 de 400 cm³ rende 60 cv (foto: divulgação)

Honda VFR400R: Um contexto único

Nos anos 80 e 90, o mercado japonês de motocicletas vivenciou um boom de modelos esportivos de baixa cilindrada. Devido a restrições legais, as fabricantes concentraram seus esforços em motos de 400 cm³, criando verdadeiras réplicas em miniatura das superbikes de competição. A VFR400R foi um dos resultados desse cenário, com seu motor V4 de 90 graus e chassi de alumínio, características herdadas das grandes superesportivas da Honda.

imagem frontal Honda VFR400R
Honda VFR400R: inspirada na RC30 (foto: divulgação)

LEIA MAIS:
Yamaha Fluo ABS: O scooter 125 completo para a cidade
Shineray Urban 150 EFI: A nova aventureira urbana
Honda transforma pilotagem com tecnologias

Evolução e diferenciais

A VFR400R passou por diversas evoluções ao longo de sua produção, com as versões NC21, NC23 e NC30 apresentando diferenças em detalhes como suspensão, freios e motor. A versão NC30, por exemplo, contava com um virabrequim de 360° e um escapamento que liberava o pneu traseiro, proporcionando um desempenho ainda mais esportivo. 

Design inspirado na RC30

O design da VFR400R era uma clara homenagem à RC30, com seus faróis duplos característicos e a traseira afilada. Essa estética, combinada com as cores de corrida da Honda, contribuiu para o sucesso da moto entre os jovens motociclistas da época.

imagem lateral Honda VFR400R NC24 1987
Honda VFR400R NC24 1987 (foto:divulgação)

Desempenho e personalidade

Com um motor V4 vibrante que rendia 60 cv de potência e um chassi leve, a VFR400R oferecia um desempenho emocionante, capaz de rivalizar com motos de maior cilindrada. Sua agilidade e manobrabilidade a tornavam perfeita para as ruas da cidade e para as curvas das estradas.

imagem lateral traseira Honda VFR400R NC24 1987
Honda VFR400R NC24 1987 (foto: divulgação)

Honda VFR400R: Um legado duradouro

Apesar de ter sido descontinuada há décadas, a Honda VFR400R continua sendo uma moto muito desejada por colecionadores e entusiastas. Sua combinação de desempenho, design e história a transformaram em um verdadeiro ícone das superbikes compactas.

imagem roda traseira Honda VFR400R NC24 1987
Honda VFR400R NC24 1987 equipada com monobraço (foto: divulgação)

Por que a VF400R Marcou Época?

  • Design inspirador: A estética da RC30 em um pacote compacto.
  • Desempenho emocionante: Motor V4 de 60 cv e chassi leve proporcionavam alta performance.
  • Disponibilidade limitada: Sua produção restrita a alguns mercados aumentou seu valor e desejo.
  • Competitividade: A VFR400R era uma moto de corrida nas ruas, com um desempenho que surpreendia muitos. Suas rivais eram a Yamaha FZR400RR e a Kawasaki GPZ400R.
imagem monobraço Honda VFR400R NC24 1987
Honda VFR400R NC24 1987 equipada com monobraço

Em resumo, a Honda VFR400R foi muito mais do que apenas uma moto de 400 cm³. Foi um símbolo de uma época, um sonho de muitos motociclistas e um marco na história da Honda.

Deixe seu comentário nas redes da revista MOTOCICLISMO:

Instagram | Facebook | YouTube | TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado